Como fazer cerâmica em forno caseiro

••• ceramics image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com

Fornos são fornalhas seladas utilizadas para aquecer ou cozinhar materiais como argila, tijolo ou porcelana. A fim de eliminar qualquer vestígio de umidade nos materiais, o forno precisa chegar a temperaturas incrivelmente altas, o que torna o trabalho com este objeto em casa uma tarefa complicada. É fácil fazer cerâmica utilizando o forno de casa, desde que você siga uma série de instruções muito precisas, para garantir a sua segurança e o calor adequado das cerâmicas.

Passo 1

Deixe as cerâmicas secarem completamente por pelo menos uma semana antes aquecê-las. Toque a cerâmica no seu pulso, para ver se está quente, o que significa que está seca.

Passo 2

Coloque o forno no quarto em que quiser usá-lo, deixando pelo menos 30 cm de espaço entre a parede e a parte de trás do forno.

Passo 3

Organize a cerâmica no forno, utilizando um pau comprido para manter todas as peças espaçadas no forno. Não encha o forno mais do que a linha de enchimento no interior do forno.

Passo 4

Coloque o cone no interior, por trás do visualizador do interior, para que você possa ver o cone de fora do forno. O cone indica quando é a hora certa para você terminar de aquecer.

Passo 5

Feche a tampa do forno e ligue-o. Observe o cone durante o aquecimento, para seguir o progresso dentro do forno.

Passo 6

Desligue o forno quando o cone parecer que está caído, mas ainda tem suas linhas originais claramente definidas. Não espere que o cone fique completamente derretido.

Passo 7

Aguarde até que o forno esfrie completamente, antes de abrir a tampa e retire a cerâmica de dentro.

Mais recentes

×