Como fazer um chapéu-coco

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O chapéu-coco era mais popular do que aqueles chapéus grandes no Velho Oeste e foi usado por homens da lei, bandidos e cowboys porque não sairia com facilidade sob um vento forte. Um chapéu-coco tradicional é feito a partir de feltro duro utilizando ferramentas especiais de chapelaria. No entanto, você pode fazer o seu próprio chapéu resistente ao tempo e elegante através da reciclagem de papel.
Step 1
Cubra a sua área de trabalho com sacos de plástico ou outro material plástico e cole com fita. Não use jornal pois esse é um trabalho que suja muito.
Step 2
Meça a circunferência da sua cabeça. Enrole o cordão em torno de sua cabeça, passando por sua testa até onde você quer o chapéu fique. Corte a corda para o comprimento correto.
Step 3

Jen Siska/Lifesize/Getty Images
Encha o balão até que tenha a mesma circunferência da sua cabeça. Use a corda para medir.
Step 4
Coloque o balão dentro da tigela para que ele fique em pé com o fundo dele para cima um pouco acima da borda da tigela. Você precisa de espaço suficiente para adicionar papel nos lados de seu chapéu. Isto tornará mais fácil para colocar o papel em cima e dos lados ao mesmo tempo.
Step 5
Coloque um pedaço de jornal na pasta de papel machê para absorvê-la. Retire o excesso de pasta passando o papel entre os dedos, e aplique o papel na parte superior do balão, alisando-o.
Step 6
Comece a partir do topo do balão indo para baixo até a borda da tigela, cobrindo a superfície do balão com papel embebido em pasta de papel machê. Tire eventuais rugas no papel com os dedos ou um pincel.
Step 7
Aplique uma segunda camada de papel no balão da mesma maneira. Desta vez, use um tipo diferente de papel, a partir dos seus reciclados, em vez de papel de jornal. Isso vai ajudar você a não deixar um espaço vazio ou colocar muito papel em uma determinada área.
Step 8
Aplique uma terceira camada de papel, como antes, utilizando jornal. Deixe o papel machê secar completamente. Isso pode demorar alguns dias. Se o papel ainda estiver fresco quando tocá-lo isso mostra que não está completamente seco.
Step 9
Retire o balão da tigela uma vez que o papel esteja seco. Estoure o balão com um alfinete e remova-o do molde.
Step 10
Coloque uma extremidade do cordão no topo do molde e estique-o até a borda. Decida o quão alto você quer que seu chapéu-coco seja e corte a corda para este comprimento.
Step 11
Use o comprimento de corda para medir e marcar em torno da borda de seu chapéu e, em seguida, corte-o na altura desejada. Isso deixará as bordas uniformes.
Step 12
Fixe o molde de seu chapéu no centro de sua área de trabalho. Desenhe um círculo em torno do molde do tamanho que você gostaria que a aba do seu chapéu fosse.
Step 13
Fixe o chapéu no lugar primeiro, mergulhando um pedaço de papel na pasta e retirando o excesso. Coloque uma extremidade do papel na extremidade inferior do chapéu e iguale-a com borda do círculo que foi desenhado. Faça isso ao redor do chapéu, criando um raio de papéis da borda do molde até a borda do círculo.
Step 14
Faça a aba do seu chapéu colocando camadas de papel machê sobre esses raios de papel a partir da borda do círculo até a borda do molde. Faça da mesma forma que o molde do chapéu.
Step 15
Enrole a aba do chapéu moldando enquanto ainda está úmido. Use a tesoura para cortar a borda da aba cerca de 1 cm em intervalos de 10 cm em torno de toda a borda.
Step 16

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Sobreponha os lados de cada abertura e pressione-os para fixação. Talvez seja necessário usar um pouco mais de pasta de papel machê para colar os pedaços. Repita o procedimento para todas as aberturas ao redor do chapéu para fazer uma borda curvada.
Step 17
Deixe o chapéu secar completamente. Em seguida, pinte o interior e o exterior do seu chapéu com tinta acrílica preta. Deixe secar.
Step 18
Cubra o interior e o exterior do chapéu com duas mãos de verniz ou outro selante para madeira/papel de acordo com as instruções do fabricante.
Step 19
Enrole a fita ao redor da coroa do chapéu no ponto onde se encontra com a borda, sobreponha as extremidades e cole-as no lugar.
Referências
Dica
- Ao invés de pintar, você também pode cobrir o seu chapéu com papel de seda preto mergulhado em uma mistura de água e cola de secagem rápida.
Advertência
- Mesmo que você tenha selado seu chapéu tornando-o mais resistente, não é seguro usá-lo na chuva.
Sobre o Autor
Amy Lyn has more than 20 years of experience in marketing and development. She has worked with nonprofit, arts, education and technology organizations. Lyn holds a B.A. in journalism from the University of Massachusetts.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images