Como chocar ovos de codorna?

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Para chocar ovos de codorna com sucesso existem algumas necessidades. Esses ovos são pequenos, contam com pequenas pintas, e podem ser comprados em uma fazenda local ou em lojas especializadas que vendem ovos para serem chocados. Pode ser uma experiência recompensante chocá-los, mas antes de começar o processo, é necessário ter o equipamento adequado.

Passo 1

Compre uma incubadora que não necessita de ventilação externa; escolha um modelo equipado com furos de ventilação. Coloque a incubadora em uma área longe da luz solar e regule a temperatura em pelo menos 38 °C quando for chocar os ovos.

Passo 2

Escolha ovos férteis de codorna. Para garantir que os ovos são férteis, é melhor comprá-los de agricultores locais conhecidos​​. Confira os ovos para rachaduras ou partes amassadas​​, já que ovos com deformação não são adequados para serem chocados.

Passo 3

Coloque os ovos de codorna dentro da incubadora com a ponta menor para baixo. Vire os ovos pelo menos três vezes ao dia. Uma vez na manhã, à tarde e à noite. Isso irá evitar que os embriões se colem ao lado da casca do ovo.

Passo 4

Verifique se há sinais de fertilidade usando uma luz miragem. A luz é realizada na frente dos ovos. Conforme a luz passa através deles, é possível ver a sombra do embrião. O tempo de demora para chocá-los depende da espécie de codorna que está sendo incubada.

Passo 5

Pare de virar os ovos após o décimo quinto dia. Mantenha a porta da incubadora fechada enquanto os ovos estiverem chocando. Depois que os ovos forem chocados, retire os filhotes com cuidado e coloque-os em uma chocadeira. Limpe a incubadora com um pano úmido e deixe-a secar completamente.

Mais recentes

×