×
Loading ...

Como fazer circuitos simples em um protoboard

Construir circuitos simples em um protoboard é um modo útil de aprender sobre eletrônica. Placa universal, também chamada de protoboard, é uma placa de plástico perfurada com colunas de buracos. Em algumas partes, as colunas verticais são conectadas, em outras, as linhas horizontais são conectadas. Você monta componentes eletrônicos e fios nos buracos da placa utilizando este esquema horizontal e vertical para manter a fiação simples. Como o protoboard pode ser reutilizado várias vezes, os circuitos são temporários.

Instruções

Protoboard (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Esboce seu circuito como um layout dos componentes. Lembre-se de que, na parte principal da placa, fileiras verticais são conectadas em grupos fechados. Utilize isto para planejar o esquema.

    Loading...
  2. Corte vários fios de 7,62 a 20,32 cm. Decape 0,3 cm de isolamento de cada. Fios vermelhos são normalmente utilizados para indicar o lado positivo de alimentação. Cabos verdes ou brancos podem servir de terra (ground). O preto indica o lado negativo.

  3. Conecte um fio vermelho longo na fileira mais acima da placa. Conecte um preto na mais abaixo. Estes carregarão a energia para a placa.

  4. Coloque fios conectores coloridos das conexões de alimentação para a parte principal da placa. Mantenha o esquema de cores, vermelho para positivo e preto para negativo.

  5. Insira qualquer circuito integrado (CI) na área central. Eles devem preencher a ampla fenda central. Utilize seu esboço de guia. Confira duas vezes a orientação.

  6. Insira resistores, transistores e outros componentes de acordo com seu esquema. Oriente horizontalmente para evitar encurtamento dos componentes. Utilize pequenos fios para ligar fileiras se necessário. Verifique se os componentes estão corretamente conectados aos fios de alimentação.

  7. Forneça energia aos cabos de alimentação.

Loading...

Dicas

  • Os componentes de alimentação de energia da placa, em cima e embaixo, estão eletricamente isolados das outras áreas. Estas fileiras estão conectadas horizontalmente para ser mais fácil fornecer alimentação aos outros componentes .
  • Algumas partes que contêm ligações mais grossa, como resistores, podem necessitar de mais força para penetrar o buraco, especialmente em uma placa nova.

O que você precisa

  • Protoboard
  • Componentes eletrônicos
  • Fios de bitola 22 em diferentes cores
  • Decapador de fios
  • Fonte de alimentação ou baterias

Referências

Loading ...
Loading ...