Classificação de orquídeas

Orquídeas Calypso são encontradas em regiões de temperaturas moderadas ao longo da América do Norte

Photos.com/Photos.com/Getty Images

A família das orquídeas, ou Orchidaceae, é uma das maiores famílias botânicas de plantas com flores dos sistemas classificatórios de Lineu e do "Grupo de Filogenia das Angiospermas" (APG, no original em inglês). Orquídeas são perenes, vivendo mais do que um ano, e a maioria não possui caule lenhoso. Além disso, são plantas bulbosas, ou seja, possuem uma estrutura – o bulbo – que contém reserva nutricional.

Orchidaceae

Orquídea Vanda, de origem asiática

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

"Orchidaceae" é o termo classificatório de Lineu para a família das flores de orquídea. Mais de 1.000 gêneros e entre 15.000 e 20.000 espécies pertencem a essa família. Tais flores crescem em climas tropicais ou em regiões de temperaturas moderadas. São encontradas na Ásia, América do Norte, África e América do Sul. A Orchidaceae representa todas as orquídeas em duas subfamílias, Orchidoideae e Cypripedioideae.

Asparagales

Narciso, uma das flores da ordem Asparagales

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os sistemas classificatórios de Lineu e do APG listam a família Orchidaceae dentro da ordem Asparagales. Outras flores na Asparagales são agaves, lírios, cebolas e narcisos. Algumas características comuns às plantas dessa ordem são o agrupamento de folhas que cresce da base da planta, bem como flores no topo do caule. Algumas delas – aspargos e selo de Salomão – possuem folhas no caule. Além da Orchidaceae, a ordem Asparagales também representa as famílias Lanariaceae, Hypoxidaceae e Doryanthaceae.

Monocotiledôneas

Flor da orquídea Phalaenopsis, em que é possível ver suas três sépalas e três pétalas

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Todas as orquídeas são monocotiledôneas, que são plantas com apenas uma folha embrionária (cotilédone) em suas sementes. As monocotiledôneas possuem folhas paralelinérveas e raízes adventícias, que crescem de qualquer parte da planta além da raiz primária – também conhecida como radícula. Além disso, essas plantas são dotadas de partes florais em múltiplos de três, como três, seis ou nove pétalas de flores.

Angiosperma

Anatomia de uma orquídea: flores, haste e folhas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

"Angiosperma" é o nome do filo em que estão todas as plantas com flores, incluindo as orquídeas. Esse filo é o maior grupo em todo o reino Plantae. As sementes de todas as angiospermas estão nas flores. As angiospermas utilizam a polinização com finalidade reprodutiva. Outras partes anatômicas das plantas do filo são os caules, as raízes e as folhas. Algumas angiospermas são classificadas como imperfeitas, ou seja, não possuem um dos dois órgãos de reprodução, seja ele masculino ou feminino. Entretanto, certas orquídeas são dioicas – plantas com órgãos masculino e feminino em flores separadas na mesma planta.

Plantae

A luz do sol permite que a planta faça a síntese de energia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O reino Plantae é um dos maiores grupos de organismos no sistema de classificação de Lineu. As plantas são capazes de capturar a luz do sol através do processo de fotossíntese; tal processo fornece energia às plantas. A fotossíntese também usa a clorofila, um pigmento presente nas folhas que dá a coloração verde. Plantas com flores, como as orquídeas, e gimnospermas, como ginkgos, cicadófitas, musgos, samambaias e hepáticas estão representadas pelo reino Plantae.

eHow Brasil
×