Como fazer cola de açúcar a partir de claras de ovo

••• egg shells on white image by Andrew Kazmierski from Fotolia.com

A cola de açúcar é essencial para doceiros e confeiteiros. Ela possibilita a confecção de esculturas, decorações para bolos e casinhas de pão-de-mel. A clara de ovo é uma cola natural, que pode ser utilizada para fixar as coberturas de pães e bolos, aglomerar a granola e colar massas de tortas e massa folhada. A cola de açúcar feita com clara de ovo é uma "pasta" espessa e macia, melhor aplicada com pequenas espátulas ou facas, e não pincéis. Ela desempenha o papel de uma cola e tem um sabor ótimo.

Passo 1

Separe os ovos e coloque as claras na tigela da batedeira ou em uma tigela grande se for batê-las à mão. Descarte as gemas ou reserve-as na geladeira para uma receita futura (como um creme de chocolate).

Passo 2

Bata as claras na batedeira em baixa velocidade ou à mão com um batedor, por cerca de 1 a 2 minutos, até que estejam espumosas e cheias de bolhinhas.

Passo 3

Adicione 1 1/2 colher de chá de creme de tártaro e aumente a velocidade da batedeira ou das batidas manuais. Bata até que as claras comecem a formar picos, por cerca de 2 minutos na batedeira ou 3 a 4 minutos manualmente. Não bata até que os picos fiquem firmes. Eles devem ser brilhantes, macios e pegajosos.

Passo 4

Adicione o açúcar de confeiteiro, 1/2 xícara de cada vez, parando de bater a cada adição ou com a batedeira ligada em velocidade baixa. Após a incorporação de todo o açúcar, bata até que a mistura forme picos firmes. Para testar o ponto, retire a tigela da batedeira e segure-a de cabeça para baixo. Se a mistura não se mover, está pronta.

Passo 5

Use a cola imediatamente ou transfira-a para uma tigela pequena, cubra com plástico filme e guarde na geladeira até o momento da utilização. Não a mantenha em geladeira por mais de um dia ou o merengue vai se separa, formando uma camada de água.

Mais recentes

×