Como fazer cidra cristalizada

Use cidras cristalizadas em várias sobremesas e pães

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A cidra é uma fruta amarela fragrante e de forma alongada, encontrada em diferentes variedades em muitas regiões do Mediterrâneo, da América Latina e da Ásia. Essa fruta cítrica contém pouca polpa e é valorizada por sua casca espessa e carnuda. As cascas são cristalizadas e utilizadas como ingredientes em muitas sobremesas e pães, ​​como tortas de frutas, pães de passas e chocolates. Você pode fazer cidras cristalizadas com a mesma técnica usada para preparar as cascas cristalizadas.

Step 1

Em uma tigela, lave duas cidras com água corrente. Remova a água e seque as cidras com um pano de prato. Corte-as ao meio. Use uma colher para soltar a pele da polpa. Descarte a polpa e corte a casca em cubos de 1/2 polegada.

Step 2

Escalde as cascas, colocando-as em uma caçarola cheia de água. Deixe a água ferver por 30 minutos em fogo médio ou até que as cascas fiquem translúcidas e macias. Desligue o fogo e deixe-as escoar.

Step 3

Adicione três xícaras de açúcar granulado e 1/2 litro de água na caçarola. Misture bem o açúcar com a água e as cascas de cidra. Coloque em fogo médio e deixe cozinhar por meia hora ou até que a calda de açúcar engrosse e seja reduzida a menos da metade de seu volume. Com uma espátula, mexa delicadamente a mistura de vez em quando para evitar que as cascas grudem no fundo da caçarola.

Step 4

Desligue o fogo e deixe as cascas esfriarem na calda por uma hora. Use uma colher para colocar todas as cascas cristalizadas para secar em um tabuleiro coberto com papel manteiga. Deixe secar durante 12 horas.

Step 5

Retire o excesso de açúcar das cascas de cidra. Use-as como preferir ou guarde-as em um recipiente hermético.

eHow Brasil
×