Como fazer um colete de motoqueiro

••• Terry Vine/Digital Vision/Getty Images

Vestir todos os equipamentos de segurança não é a melhor parte de se andar de moto. Um colete de couro, no entanto, dá segurança e não estraga o visual. O material é mais resistente do que o algodão e outros tecidos, e protegerá contra arranhões se você cair da moto. É fácil fazer um colete de motoqueiro e, para tal, não é preciso ter grandes habilidades com costura em couro. Ao fazer seu próprio colete, você pode dar-lhe o estilo que desejar e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro.

Instruções

Passo 1

Corte as mangas da camiseta velha. Esta servirá como modelo para o colete e, portanto, deverá ainda servir para você. Vista-a e marque uma linha onde deseja que passe a borda inferior do colete. Recorte essa linha e retire o excesso de tecido. Em seguida, faça um corte que vai da gola em direção à borda inferior, que fará com que a camiseta fique parecida com um colete. Corte então as duas costuras das laterais, dividindo a camiseta em três pedaços.

Passo 2

Coloque os pedaços da camiseta na parte de trás do couro e trace o contorno deles. Coloque 1 cm a mais nas bordas que serão costuradas para que haja espaço para a linha. Recorte as três figuras do contorno e jogue a camiseta fora.

Passo 3

Posicione os pedaços com o lado de trás virado para cima e costure esse lado avesso, começando pelos ombros. Para tal, use a linha sintética, a agulha e faça pontos firmes. Se estiver usando couro grosso, use a sovela para perfurar os lugares por onde a linha passará.

Passo 4

Desvire o colete do avesso e experimente-o. Ele deverá estar bem justo nos ombros e ter um pouco de folga na parte da barriga. Tire-o e vire-o ao avesso novamente.

Passo 5

Costure o zíper com a linha sintética e a agulha. Recomenda-se usar um zíper de metal, que é mais resistente e durável que os de plástico.

Passo 6

Enfeite o colete, conforme desejado, colocando, por exemplo, adesivos e calcos que refletem a luz. Se desejar, deixe-o como está.

Mais recentes

×