Como consertar um molho muito salgado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O sal dá sabor aos alimentos, mas em excesso, ele também pode arruiná-los. É possível que você acidentalmente coloque sal demais em um molho. Ao invés de jogá-lo fora, reduza o sal e salve-o, usando um de muitos métodos rápidos.

Passo 1

Descasque e corte dois talos de aipo em cubos de 5 cm. Junte-os ao molho e coloque em fogo baixo por 15 minutos, misturando de vez em quando. Tire os cubos e jogue fora. Use o molho como desejar. O aipo absorve o sal e outros temperos, então talvez seja necessário adicionar mais condimentos.

Passo 2

Coloque uma xícara de carne ou vegetais sem sal e deixe ferver. Aumente a quantidade de caldo de maneira proporcional, para minimizar o sal. Se necessário, adicione uma colher de sopa de amido de milho ao caldo, para engrossá-lo e melhorar sua textura.

Passo 3

Misture 1 colher de sopa e açúcar, ou mel e suco de limão ou vinagre de maçã ao molho, mexa e experimente. Coloque mais, se necessário. A acidez do vinagre e o açúcar neutralizarão o sal.

Passo 4

Descasque e corte uma batata em pedaços médios. Coloque no molho e deixe ferver por 15 minutos. Depois de cozidas, jogue-as fora ou use como desejar. A batata funciona como uma esponja e absorve o excesso de sal do molho.

Passo 5

Adicione 1/2 xícara de arroz cozido, macarrão, vegetais cortados, peixe ou carne para absorver o sal do molho. Use ingredientes que funcionem com a receita. Por exemplo, junte macarrão e frango a um molho agridoce e filés de peixe a um branco e cremoso.

Mais recentes

×