Como colher sementes de figos

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Figos são comumente propagados a partir de enxertos, mas é possível cultivá-los pelas sementes. A habilidade que as sementes têm de produzir frutas é variável, mas é um projeto divertido que vale a pena tentar. As sementes de figo estão dentro do que é comumente chamado de fruta. Ela se parece muito a uma flor inversa. Dentro dela, as flores que compõem a fruta são fêmeas em figos comuns. Essas não necessitam de polinização, mas outras sementes precisam de uma vespa polinizadora. As flores transformam-se em sementes dentro do figo, contendo, cada fruta, entre 30 e 1.600. Você poderá colher as sementes de figos secos ou frescos.

Passo 1

Corte o figo pela metade e exprima o sumo em uma tigela. Não há problema se saem pedaços de polpa já que há inúmeras sementes dentro da fruta.

Passo 2

Coloque água na tigela e deixe que a fruta de molho por 24 horas. Misture ocasionalmente, assim a polpa ficará exposta na água e se derreterá facilmente.

Passo 3

Agite a água e a polpa da fruta mais uma vez e depois coloque-as na peneira. Use uma bem fina para capturar sementes pequenas. Coloque-a sobre uma tigela e pressione a polpa restante pelos buraquinhos com uma colher.

Passo 4

Enxague as sementes na peneira várias vezes até que não exista nenhum traço de polpa. Coloque as sementes em uma tigela com água. Separe as que afundaram e jogue fora as que estão flutuando, já que essas são inférteis. Deixe que as sementes sequem na peneira e depois plante-as imediatamente.

Passo 5

Preencha a metade de um pote com adubo e a outra metade com turfa. Espalhe as sementes na parte superior e misture bem. Coloque o pote em um lugar morno com luz forte e tenha certeza de que os 5 cm superiores estejam sempre úmidos até a germinação. Ela geralmente demora entre 15 e 90 dias.

Mais recentes

×