Como colher sementes de girassol para replantio

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Os girassóis anuais são nativos das Américas e podem crescer até chegar a 10 m de altura, tornando as paisagens interessantes devido à sua cor amarelo brilhantes e enormes flores, as quais produzem diversas pequenas sementes pretas. Em vez de comer as sementes de girassol como aperitivo, guarde-as para plantar para a estação seguinte. Depois de colher, armazene-as adequadamente para que permaneçam viáveis.

Passo 1

Embrulhe as cabeças de girassol envolvendo-as bem com gaze e barbante assim que as pétalas caírem e murcharem. Isso evitará que as sementes sejam comidas por insetos.

Passo 2

Verifique a parte de trás das cabeças do girassol todos os dias. Quando elas ficarem marrom e com textura crocante, as sementes estarão pretas com listras brancas e você poderá colhê-las.

Passo 3

Colha a cabeça da flor com uma tesoura de poda. Retire a gaze e segure-a sobre uma tigela. Esfregue as sementes com as mãos para removê-las da cabeça de girassol.

Passo 4

Espalhe as sementes de girassol numa tela de janela em uma única camada. Coloque a tela em uma gradinha para deixar o ar circular. Deixe-as secar durante três dias.

Passo 5

Despeje as sementes de girassol em um saco de papel marrom, sele-o e coloque um rótulo com o tipo de girassol e o ano da colheita das sementes. Guarde o saco em um local fresco e escuro até a próxima estação.

Mais recentes

×