Como desidratar frutas para fazer chá

••• dried fruits image by Artyom Rudenko from Fotolia.com

O chá de ervas pode ser feito a partir de frutas secas, flores ou plantas. Na Europa, esse tipo de bebida é conhecida como tisana (do francês "tisane"), que significa "infusão de ervas". Os chás de frutas secas são utilizados em substituição às bebidas cafeinadas e por suas propriedades terapêuticas. Por exemplo, a bebida feita a partir da imersão de folhas e frutas de groselha negra em água fervente é rica em antioxidantes e antocianos, ou componentes encontrados nas frutas vermelhas que aliviam inflamações. Você pode desidratar frutas com alguns tabletes de vitamina C, um forno e um frasco de vidro.

Passo 1

Selecione frutas frescas e maduras. Frutas muito maduras podem ficar fibrosas e endurecidas. Já as verdes, podem não estar doces o suficiente ou com a coloração certa. O processo de desidratação não alterará a qualidade da fruta.

Passo 2

Lave as frutas. Verifique-as e descarte as danificadas. O mofo pode se desenvolver nas frutas durante a desidratação.

Passo 3

Retire as cascas das frutas que possuam uma cobertura cerosa, como ameixas e frutas vermelhas. Coloque-as em água fervente por 30 segundos a um minuto. Escorra sob água gelada. Seque-as com papel toalha.

Passo 4

Misture duas colheres de sopa e meia de cristais de ácido ascórbico em um litro de água fria. Deixe as frutas de molho por dez minutos. Retire-as com uma escumadeira.

Passo 5

Preaqueça o forno a 60° C. Posicione as frutas em uma bandeja em uma única camada. Deixe a bandeja no forno por quatro a doze horas. O tempo de desidratação depende do tipo e tamanho da fruta. Fatias finas de maçã levam cerca de seis horas, enquanto grandes pedaços de pêssego podem demorar até 36 horas para secar.

Passo 6

Deixe as frutas esfriarem em temperatura ambiente. Aperte-as para testar a maleabilidade e secura.

Passo 7

Armazene as frutas secas em sacos plásticos com fecho hermético ou potes de vidro à prova de umidade. Guarde-as em local escuro e arejado.

Mais recentes

×