Como colocar lentes em uma armação com fio de náilon

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Existem prós e contras em reparar o fio de náilon de seus óculos. A parte boa de consertar seu próprio fio é que você, provavelmente, tem todas as ferramentas que precisa em mãos. A desvantagem é que recolocar um fio em uma armação requer prática. Até mesmo oftalmologistas experientes vez ou outra se frustam colocando a linha ou o fio de náilon de volta à armação. Será necessário tentar várias vezes, até conseguir colocar o fio e as lentes em sua armação de forma apropriada.

Recolocando o fio

Passo 1

Localize os dois pequenos furos no canto exterior da armação, próximos a têmpora, ou charneira da armação. Use uma lente de aumento, se necessário, para ajudá-lo a ver os furos.

Passo 2

Empurre a extremidade da linha de pesca ou fio de nylon através do furo superior, e puxe o fio cerca de 10 a 12,5 cm através do furo. Então empurre a mesma ponta da linha através do segundo furo, fazendo a forma de um "U" com a corda, enquanto você segue. Use o alicate nariz de agulha para puxar o fio, se não puder pegá-lo com seus dedos.

Passo 3

Puxe de 10 a 12 cm de fio através do furo até que a corda esteja esticada nos furos. Corte o fio de náilon do rolo, mas deixe vários centímetros de fio extra no furo superior para firmar a corda. Faça vários pequenos nós, um após o outro, no furo superior.

Passo 4

Leve a extremidade solta do fio de náilon através do furo inferior, do outro lado da armação pela ponte, a parte que se apoia em seu nariz. Faça uma volta no fio e passe-o através do furo superior no canto exterior da armação. Puxe de 2 a 5 cm extra além do furo.

Coloque as lentes

Passo 1

Coloque um pequeno pedaço de fita, das que você usa para embrulhar presentes, sobre o meio do fio de náilon onde a parte inferior da lente se apoia. Use um pedaço de fita com 5 a 7 cm de comprimento.

Passo 2

Coloque as lentes de modo que o canto superior se encaixe no canto interior da armação. Segure a fita com seu polegar e dedo, e gentilmente puxe o fio ou corda ao redor do canto inferior das lentes, certificando-se de não puxar a extremidade solta do fio fora dos furos, ou lascar as bordas da lente. O fio deve se acomodar dentro do sulco da lente.

Passo 3

Meça o tamanho apropriado do comprimento do fio de náilon necessário, puxando a extremidade solta do fio de modo firme. O fio deve estar esticado ao redor de toda a lente.

Passo 4

Remova as lentes e amarre o fio com um nó. Tente manter o comprimento do fio inalterado, quando você remover as lentes, de modo que não o mude. Faça vários nós para firmar o fio.

Passo 5

Reinsira as lentes colocando sua parte superior dentro do aro. Use a fita para suavemente puxar o fio de náilon ao redor e dentro do sulco da lente, deslizando a fita do lado da ponte da armação até a têmpora. Trabalhe delicadamente de modo a não quebrar ou lascar as bordas de suas lentes.

Mais recentes

×