Como consertar roupas com fios puxados

••• Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Não é incomum que uma peça de roupa enrosque em um objeto pontudo e um de seus fios acabe sendo puxado. Um fio puxado é caracterizado por uma linha solta que faz com que o tecido ao redor fique franzido ou enrugado, causando uma distorção na trama. Felizmente, é possível consertar fios puxados para que você possa continuar aproveitando a peça.

Passo 1

Empurre o tecido gentilmente em direção ao segmento repuxado para reinseri-lo na trama tanto quanto possível. Puxe o fio com alfinetes pelas extremidades que ainda estão na roupa, afastando-as. Suas mãos precisarão estar alinhadas no mesmo fio, mas em lados opostos do local afetado. Gire o tecido em 90° e repita o movimento para que o fio puxado volte para a trama.

Passo 2

Repita o Passo 1, mas agora com as mãos a cerca de 2,5 cm de distância do fio puxado. Continue esticando o tecido e movendo as mãos para cada vez mais longe da área danificada, até que elas cheguem ao final da peça.

Passo 3

Gire o tecido em 45° e repita o movimento de pegar e esticar para trabalhar os fios agora no sentido do viés.

Passo 4

Ponha a peça em uma superfície plana. Com a ponta de um alfinete, continue colocando o fio puxado novamente dentro da trama do tecido. Para isso, erga um pequeno comprimento (menos de 3 mm) de cada lado do fio puxado. Continue fazendo isso e, ao mesmo tempo, movendo o alfinete para longe da área afetada 6 mm por vez.

Passo 5

Repita os Passos de 1 a 4 até que o fio esteja quase totalmente de volta à trama; deixe uma pequena sobra.

Passo 6

Insira um alfinete comprido no lado direito do tecido através da pequena sobra de fio. Movimente essa sobra ao redor da cabeça do alfinete para que, quando você passá-lo para o avesso do tecido, o fio vá junto.

Passo 7

Repita o Passo 1, se necessário, para deixar a trama do tecido bem plana.

Passo 8

Para eliminar qualquer franzido remanescente, coloque um pano úmido por cima da área afetada e prense com um ferro morno.

Mais recentes

×