×
Loading ...

Como consertar roupas com fios puxados

Não é incomum que uma peça de roupa enrosque em um objeto pontudo e um de seus fios acabe sendo puxado. Um fio puxado é caracterizado por uma linha solta que faz com que o tecido ao redor fique franzido ou enrugado, causando uma distorção na trama. Felizmente, é possível consertar fios puxados para que você possa continuar aproveitando a peça.

Instruções

Os tecidos finos são particularmente suscetíveis a esse problema (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Empurre o tecido gentilmente em direção ao segmento repuxado para reinseri-lo na trama tanto quanto possível. Puxe o fio com alfinetes pelas extremidades que ainda estão na roupa, afastando-as. Suas mãos precisarão estar alinhadas no mesmo fio, mas em lados opostos do local afetado. Gire o tecido em 90° e repita o movimento para que o fio puxado volte para a trama.

    Loading...
  2. Repita o Passo 1, mas agora com as mãos a cerca de 2,5 cm de distância do fio puxado. Continue esticando o tecido e movendo as mãos para cada vez mais longe da área danificada, até que elas cheguem ao final da peça.

  3. Gire o tecido em 45° e repita o movimento de pegar e esticar para trabalhar os fios agora no sentido do viés.

  4. Ponha a peça em uma superfície plana. Com a ponta de um alfinete, continue colocando o fio puxado novamente dentro da trama do tecido. Para isso, erga um pequeno comprimento (menos de 3 mm) de cada lado do fio puxado. Continue fazendo isso e, ao mesmo tempo, movendo o alfinete para longe da área afetada 6 mm por vez.

  5. Repita os Passos de 1 a 4 até que o fio esteja quase totalmente de volta à trama; deixe uma pequena sobra.

  6. Insira um alfinete comprido no lado direito do tecido através da pequena sobra de fio. Movimente essa sobra ao redor da cabeça do alfinete para que, quando você passá-lo para o avesso do tecido, o fio vá junto.

  7. Repita o Passo 1, se necessário, para deixar a trama do tecido bem plana.

  8. Para eliminar qualquer franzido remanescente, coloque um pano úmido por cima da área afetada e prense com um ferro morno.

Loading...

Dicas

  • Em lojas de tecido ou na internet, é possível encontrar uma agulha específica para consertar fios puxados.
  • Se desejar, utilize uma agulha de crochê bem pequena no lugar do alfinete. Com ela, será muito mais fácil pegar o fio e levá-lo para o lado avesso do tecido.

Aviso

  • Nunca corte um fio puxado, pois isso fará com que a trama se desmanche ainda mais, causando um furo visível na roupa.

O que você precisa

  • Alfinete comprido
  • Ferro de passar
  • Tábua de passar
  • Pano úmido

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...