Comer sementes de papoula durante a gravidez

As sementes de papoula podem ser utilizadas em pães

bagels with poppy seeds image by starush from Fotolia.com

As sementes de papoula vêm da mesma planta que é usada para fazer o ópio, o qual é usado para fazer a codeína e a morfina, analgésicos potentes. Elas são populares na produção de pães diversos. Devido ao fato das sementes virem do ópio, há preocupações em relação aos níveis de opioides encontrados nessas sementes e o efeito dos traços dessa substância durante a gravidez.

Benefícios à saúde

Devido ao fato das sementes de papoulas serem ricas em ácidos graxos ômega-3, conhecidos como ácidos linoleicos e oleicos, elas podem trazer benefícios à saúde durante a gravidez. O ômega-3 é essencial para o desenvolvimento cerebral do feto.

Riscos em potencial

Embora as sementes de papoula geralmente contenham apenas quantidades muito pequenas de opioides, até mesmo quantidades mínimas podem causar um teste falso positivo de urina, mesmo depois de 48 horas a partir da ingestão. Os opioides como a codeína podem ser potencialmente perigosos durante a gravidez e podem afetar a respiração do bebê durante o último trimestre.

Visão de especialista

Estudos afirmam que, embora haja apenas quantidades desprezíveis de opioides em sementes de papoula, análises revelaram que os níveis de morfina variam bastante. A contaminação pode ocorrer durante a coleta se a seiva contaminar as sementes. Não se aconselha o consumo excessivo de grandes quantidades de sementes de papoula durante a gravidez.

Considerações

Embora as sementes de papoula contaminadas possam ser perigosas, a maioria delas tem pouca chance de se contaminar. O consumo limitado pode ser considerado seguro durante a gravidez, como em pães, mas deve-se discutir essa opção com seu médico ou outro profissional da saúde antes de consumir esse produto durante a gravidez.

eHow Brasil
×