Como fazer o concreto secar mais depressa

••• hoses on concrete image by pearlguy from Fotolia.com

O processo de assentar concreto é mais conhecido como cura. Embora muitas pessoas usem o termo "cura" como secar quando se trata de concreto, não é recomendável deixar o concreto espalhado secando ao ar livre até que ele endureça. Curar o cimento é, na verdade, um processo mais ativo do que secar. Significa manter a parte posterior do concreto pastosa enquanto a interior endurece, para que ele fique o mais sólido possível. Sendo assim, acelerar o assentamento do concreto é acelerar seu processo de cura.

Passo 1

Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. Ela vai agir como uma represa e reterá um pouco da mistura. Não remova a forma assim que as bordas to concreto se assentarem, uma vez que essa será a área mais frágil se elas secarem rapidamente.

Passo 2

Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.

Passo 3

Levante a lona uma vez por dia durante o processo de cura. Espalhe a parte superior do concreto suavemente com água usando uma mangueira de jardim. Reposicione a lona.

Passo 4

Remova a lona e pare de espalhar o concreto quando o tempo recomendado de cura para seu projeto for alcançado. Remova a forma também quando as pontas já estiverem sólidas o suficiente.

Mais recentes

×