Como consertar uma lâmpada de lava

Lâmpada de lava

Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images

A "lava" de cera em lâmpadas de lava flui para cima e para baixo porque a cera e a solução de água estão estreitamente equilibradas em densidade e flutuabilidade. A cera aquecida é mais leve do que a solução salina, mas depois do resfriamento e contração na parte superior do frasco, torna-se mais densa novamente. Dois problemas muito comuns que surgem com uma lâmpada de lava são nebulosidade na água e "lava" que parou de fluir. Felizmente, décadas de tentativa e erro desde que a lâmpada de lava foi inventada, nos anos 60, se concentraram em um punhado de soluções que têm se mostrado bem-sucedidas.

Lava "morta"

Step 1

Averigue se a lava fica plana ou tem a forma de uma cúpula. No último caso, então a lava está superaquecendo, e desligar a luz por duas horas pode resolver o problema. Tenha em mente que a lâmpada não deve ser deixada ligada por mais de 10 horas seguidas. Se, ao contrário, a cera está derretida, mas permanece plana, então verifique a lâmpada debaixo do globo de vidro. Ele pode estar queimada ou prestes a queimar.

Step 2

Substitua a lâmpada por uma de mesma potência, se achar que a lâmpada está com defeito. No entanto, se achar que a lâmpada está em pleno funcionamento, substitua-a por uma de potência superior. Se isto não for suficiente, vá ao passo seguinte.

Step 3

Avalie os arredores da lâmpada, que podem ser a causa do problema. A lâmpada de lava deve ser mantida a uma temperatura de 20º a 23º C. Não deixe-a ligada em cima de uma TV ou próxima a um aquecedor ou ar-condicionado. Não deixe-a em contato direto com luz solar. Isso também faz com que o líquido colorido desbote. Se isso não resolver o problema, vá para o próximo passo.

Step 4

Deixe a lâmpada ligada por quatro horas seguidas, para quecê-la ao máximo. Retire o globo do seu suporte, protegendo as mãos com luvas de forno. Coloque-o sobre uma superfície plana e gire-o lentamente por um ou dois minutos, para quebrar a tensão superficial da cera. Encaixe-o novamente e deixe que aqueça por cerca de uma hora. Caso isso não funcione, a substituição do líquido provavelmente será necessária. Veja a seção seguinte para detalhes.

Água embaçada

Step 1

Desligue a lâmpada e deixe esfriar por duas horas. Desenrosque a tampa e se desfaça do líquido, deixando a grande bola de cera sólida no fundo do frasco.

Step 2

Encha a lâmpada com água destilada, mas não agite-a ou chacoalhe. A cera no fundo é frágil. Despeje a água. Repita algumas vezes.

Step 3

Encha a lâmpada com água destilada, deixando um espaço de ar de 5 cm na parte superior. Não coloque a tampa ainda. Coloque o globo em seu suporte e ligue a lâmpada durante uma hora.

Step 4

Aqueça um copo de água destilada no microondas por 10 a 20 segundos. Dissolva o máximo de salmoura ou sulfato de magnésio que conseguir. Neste caso pode-se agitar a mistura, já que a cera não está envolvida.

Step 5

Mergulhe um canudo em 2,5 cm na solução salina e coloque um dedo na extremidade aberta para mantê-la no canudo. Derrame os 2,5 cm de solução na garrafa uma vez a cada 10 minutos. Permita que a solução se difunda pela garrafa por si, ao invés de misturá-la. Repita até que a lava suba para o topo da garrafa.

Step 6

Adicione uma pequena gota de detergente líquido e duas gotas de corante alimentício que combinem com a cor da cera. Rosqueie a tampa novamente e pronto.

eHow Brasil
×