Como construir um gerador eólico com um alternador de carro

••• www.windstuff.org

Usar um alternador automotivo para construir um gerador eólico poderá reduzir ou eliminar a dependência de energia elétrica, mesmo que a turbina seja usada apenas para a iluminação ou para recarregar as baterias. Um "engenheiro de fundo de quintal" pode construir uma usina de energia eólica em cerca de duas horas.

Passo 1

Construa ou compre várias hélices. Uma hélice tem uma ponta curva, de modo que o ar que passa por ela a obriga a se mover. Alinhar as pontas em um ponto focal central manterá a força constante, empurrando as hélices em um movimento circular.

Passo 2

Faça um conjunto de hélices/palhetas. Monte várias hélices em uma superfície de rotação (roda de rolamento de esferas) e, em seguida, monte um catavento direcional na parte traseira da estrutura que, ao girar, transformará a energia eólica em em energia mecânica.

Passo 3

Una o alternador ao conjunto das hélices. O interior da hélices deve rodar, e isto pode ser usado para transformar a polia de um alternador, soldando uma polia de automóvel adequada na superfície da roda e, em seguida, ligando o alternador a uma correia. Em alguns casos, a soldagem do alternador diretamente no eixo da roda é uma melhor opção, mas uma montagem com uma correia de automóvel poderá facilitar a manutenção do equipamento. Monte o alternador sobre a armação, abaixo do conjunto das hélices. Ajuste a altura do alternador até que a correia esteja apertada e, em seguida, fixe o alternador.

Passo 4

Coloque toda a turbina em um local alto onde haja vento. Com o giro das hélices, a polia girará a correia, acionando o alternador e gerando a eletricidade. O cata-vento traseiro direcionará o conjunto das hélices para a direção do vento.

Mais recentes

×