Como construir seu próprio forno para cerâmica tradicional

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Pela cerâmica ter tido um papel importante em diversas culturas em todo o planeta por milênios, os fornos de oleiros tradicionais podem ter estilos bastante variados. Os fornos tradicionais mais simples se assemelham a covas abertas ou cobertas, enquanto os mais elaborados podem consistir de construções grandes e especializadas com sistemas de ventilação sofisticados. Para fazer seu próprio forno, o meio-termo pode ser o melhor. Um forno de queima de serragem feito de tijolos é fácil de construir e de operar, e permitirá que você produza cerâmicas bonitas e funcionais usando métodos tradicionais comprovados pelo tempo.

Passo 1

Escolha um local plano e vazio em uma área aberta longe de construções ou vegetação e disponha uma única camada de tijolos para criar uma base quadrada para forno, de 60 cm a 90 cm de comprimento em cada lado.

Passo 2

Disponha mais tijolos para criar uma borda em cima da base do forno e nivele-os. A borda deve ter a largura de apenas um tijolo, criando um quadrado com um espaço vazio dentro. Não encaixe os tijolos muito perto uns dos outros, deixe 60 mm ou mais entre eles para permitir que um pouco de ar passe pela parede do forno.

Passo 3

Repita o Passo 2 para construir as paredes do seu forno, novamente deixando espaços de 60 mm para obter fluxo de ar. Seu forno pode ficar tão alto ou tão baixo quanto você desejar, mas uma boa regra é ficar com uma altura entre 60 cm e 90 cm.

Passo 4

Coloque várias pedras pequenas na camada de cima de tijolos. Elas vão segurar a tampa acima do forno e permitir que o ar passe por baixo das bordas.

Passo 5

Coloque um prato de ferro ou aço nas pedras para servir como uma tampa.

Mais recentes

×