Como controlar a penetração de poeira pelas janelas

••• children image by Renata Osinska from Fotolia.com

Além de boa aparência, livrar sua casa de poeira também pode ser um fator importante na redução de alergia e asma. Infelizmente, quando as janelas ficam velhas, elas começam a deixar entrar poeira. Se você não deseja obter janelas novas, pode vedar os caixilhos das antigas. Isso não só manterá a poeira fora, como também controlará a poluição sonora e o ajudará a reduzir seu gasto de energia.

Vede as janelas com silicone

Passo 1

Limpe os vidros da janela. Se houver calafetagem antiga, raspe-a com um estilete. Limpe a superfície com uma esponja ou pano. Não deve haver nenhuma poeira nas vidraças das janelas, se quiser que o silicone fixe corretamente.

Passo 2

Insira o tubo de silicone na pistola de calafetagem. Corte o centímetro do topo do tubo em um ângulo de 45 graus.

Passo 3

Aplique o silicone. Comece na parte superior do caixilho da janela e continue ao longo da linha, em que a emenda se junta à abertura da janela. Tente fazê-lo de uma só vez, mantenha a pistola em um ângulo de 45 graus, e mantenha a pressão constante sobre o gatilho, à medida que se move.

Passo 4

Suavize o silicone. Você pode fazer isso com a ajuda de um palito de picolé. Deixe o silicone secar durante 30 minutos a uma hora.

Borrachas de vedação

Passo 1

Limpe a superfície antes de começar. Use uma esponja ou um pano para limpar teias de aranha, poeira ou detritos. Certifique-se de que a superfície esteja seca antes de começar e que a temperatura esteja acima de 7 ºC.

Passo 2

Meça a vidraça da janela. Corte um pedaço de borracha do rolo com uma tesoura, com o comprimento de sua medida. Retire o suporte de papel da borracha.

Passo 3

Aplique a vedação de borracha. Com cuidado, coloque a vedação na borda — onde o vidro e a moldura de madeira da janela se encontram. O material deve se comprimir quando a janela se fechar, e não deve interferir com a abertura e fechamento da janela.

Mais recentes

×