Como convencer o chefe a lhe dar uma segunda chance

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Se você corre risco de ser demitido ou se lhe foi negada alguma possibilidade de promoção, uma boa saída é pedir uma segunda chance ao seu chefe. Essa atitude é uma oportunidade de mostrar interesse no trabalho e de convencer o seu patrão que você é um profissional dedicado. Portanto, não há nada a perder quando se pede uma segunda chance. Mesmo que o pedido falhe, você pelo menos pode mudar a opinião que o seu chefe tem sobre você, o que posteriormente pode acabar rendendo uma promoção ou boas referências para empregos futuros.

Passo 1

Descubra como o seu chefe gosta de interagir. Se ele preferir o contato cara a cara, pergunte se seria possível marcar uma data para uma reunião. Se preferir comunicar-se por e-mail (ou por outros meios escritos mais formais), prepare algo por escrito.

Passo 2

Desde o início seja franco sobre o que você deseja. Ao agendar uma reunião, informe que o objetivo da conversa será pedir uma segunda oportunidade na empresa. No caso do pedido escrito, exponha suas intenções logo no primeiro parágrafo.

Passo 3

Pergunte sem rodeios se há algo que possa ser feito para mudar a sua situação. Ressalte que você está disposto a encarar qualquer condição, que dá valor a opinião dele e que seguirá os seus conselhos. Para mostrar que está realmente empenhado, comece logo a trabalhar de acordo com as sugestões que lhe foram dadas.

Passo 4

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Cite os projetos que está desenvolvendo e em que aspectos você colabora para a melhoria da empresa. Essas são informações relevantes caso o seu chefe não conheça os seus projetos em detalhes ou se não souber da sua competência e formação profissional.

Passo 5

Ressalte o seu compromisso com a empresa, declare o quanto esse emprego é significativo para você e o quanto considera importante trabalhar para a empresa. Demonstre que fará de tudo para garantir que ele não se arrependa de ter dado uma segunda chance, para isso, manifeste que realmente está se esforçando, por exemplo, envolvendo-se em atividades para auxiliar os colegas de trabalho ou assumindo tarefas desagradáveis sem reclamar.

Mais recentes

×