Como fazer uma correia de acessórios parar de cantar
moteur image by Secret Side from Fotolia.com
A correia de acessórios, ou poly-v, como também é chamada, transfere a força do virabrequim do motor para os diversos acessórios, como o alternador, a bomba de direção hidráulica, etc. Quando a correia não está perfeitamente aderida às polias, ela começa a escorregar e cantar. Muitas vezes, isso ocorre devido à umidade na face interna da correia.
Verificando a situação
Ligue o motor e levante o capô. Mantenha suas mãos e roupas longe do motor e de seus componentes.
Use uma lanterna para encontrar um ponto onde você possa aplicar WD-40 na correia, de forma que a face interna seja coberta logo antes de entrar em contato com uma polia. Algumas vezes, você pode determinar o local exato do barulho, ouvindo de onde ele vem e observando se ocorre quando um determinado segmento da correia passa em uma determinada polia.
Acabe com o barulho
Não se esqueça de colocar seus óculos de proteção e tome cuidado para não ficar na direção da correia, pois o jato de WD-40 vai se espalhar, e pode manchar suas roupas.
Aplique uma quantidade pequena de WD-40, que seja o suficiente para cobrir levemente a área em que ocorre o barulho. O ideal é usar jatos fortes, mas curtos, para garantir que a correia não fique saturada, o que pode fazê-la escorregar completamente, danificando-a permanentemente. O WD-40 é um lubrificante de deslocamento de água, e deve remover a umidade da correia. Na maioria dos casos, a remoção da água da correia fará que ela pare de cantar.
Deixe o motor girar por alguns minutos, e aplique guarnição de borracha, que também é conhecida como guarnição de correia, da mesma maneira que aplicou o WD-40. Essa substância tratará a correia e removerá quaisquer contaminantes que estiverem alojados nela. Assim como com o WD-40, tome cuidado para não saturá-la. Deixe o motor ligado por mais alguns minutos para confirmar que a correia parou de cantar.
Se todos os outros procedimentos falharem
Se o barulho não parar, ou voltar em um curto período de tempo, a correia vitrificou, o que pode acontecer se ela ficar deslizando na superfície de uma ou mais polias por muito tempo, e isso pode ser observado, pois ela fica com um brilho reflexivo em sua face interna. Uma correia vitrificada vai sempre cantar, pois ela não consegue mais aderir às polias, e deve ser substituída.
Após ter determinado que será preciso substituir a correia, assegure-se de memorizar o caminho que ela faz antes de removê-la. A maior parte dos veículos possui um diagrama da correia em algum lugar do compartimento do motor, geralmente perto do radiador ou do lado de baixo do capô. Antes de remover a correia, confirme que todas as polias estão girando, pois muitas vezes a vitrificação da correia é devido a uma polia travada, e pode ser apenas um sintoma de um problema mais grave.
Referências
Sobre o Autor
Allen Moore's career includes awards in poetry and creative fiction, published lyrics, fiction books and nonfiction articles as well as a master certification in automotive service from the Ford Motor Company. Moore is a contributing writer for RF365.com and various other websites, a ghostwriter for Rainbow Writing and has over a dozen works of fiction currently in print.
Créditos Fotográficos
moteur image by Secret Side from Fotolia.com