Como cozinhar pizza em uma assadeira de vidro

••• Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Assadeiras de vidro não são ideais para cozinhar pizza, mas podem ser usadas caso seja necessário. Elas conduzem o calor muito bem, e o alimento tende a cozinhar mais rapidamente no vidro do que no metal. Isso pode fazer com que o alimento queime, caso a receita não seja adaptada para refletir a diferença no tempo de cozimento. A maioria das receitas de pizza podem ser alteradas para cozimento em assadeiras de vidro, reduzindo a temperatura do forno em 15° C. Essa receita é para assadeiras de vidro e não requer nenhuma alteração.

Passo 1

Dissolva um pacote de fermento biológico seco e 1/2 colher de chá e açúcar mascavo em 1 1/2 xícaras de água morna dentro de uma tigela grande. Deixe a mistura quieta por cerca de dez minutos -- ela deve ficar espumando nesse tempo.

Passo 2

Adicione uma colher de chá de sal, duas colheres de sopa de azeite e 2 1/2 xícaras de farinha à tigela. Mexa bem todos os ingredientes até que estejam bem misturados.

Passo 3

Espalhe uma xícara de farinha na sua bancada. Coloque a massa na bancada e trabalhe-a adicionando o máximo da farinha espalhada possível. A massa vai ficar menos grudenta conforme for trabalhada na farinha.

Passo 4

Despeje uma colher de sopa de azeite em um tigela grande e limpa. Vire e gire a tigela para espalhar no azeite.

Passo 5

Molde a massa em uma bola e coloque na tigela com azeite. Cubra com uma pano e deixe descansar em um local morno.

Passo 6

Bata na massa assim que ela tiver dobrado de tamanho (deve demorar cerca de uma hora). Molde a massa em uma bola novamente e deixe descansar por um minuto. Abra a massa usando um rolo com farinha no tamanho da assadeira de vidro que você vai usar.

Passo 7

Borrife a assadeira de vidro com spray antiaderente para cozinha. Coloque a massa dentro da assadeira e deixe descansar em um local morno por aproximadamente 15 minutos.

Passo 8

Preaqueça o forno a 200° C.

Passo 9

Espalhe o molho de pizza e muçarela desfiado por cima da massa, de acordo com seu gosto. Coloque as coberturas desejadas e asse entre 15 e 20 minutos. Verifique a pizza com frequência na parte final do cozimento, removendo-a do forno quando a crosta começar a dourar.

Mais recentes

×