Como cravos absorvem água colorida?
carnation image by Christopher Hall from Fotolia.com
Tingir um cravo colocando seu caule cortado em água colorida -- um dos mais populares experimentos científicos escolares -- depende da ação da transpiração e da capilaridade para puxar a água colorida pra cima através do caule para tingir a flor.
Fundamentos
colors of water image by weim from Fotolia.com
A maioria das plantas puxa água e nutrientes necessários através de sua raiz, levando a água pelo caule até folhas e flores. Flores cortadas não têm raiz, mas puxa água de vasos até as folhas e flores através do caule, de acordo com Steve Spangler Science. Quando corante é adicionado ao vaso de água, ele é puxado pela planta e absorvido, tingindo as flores.
O processo funciona especialmente bem em cravos brancos e, às vezes, em rosas. Colocar um talo em água com corante irá mudar a cor do talo normalmente dentro de 24 horas.
Função
NA/PhotoObjects.net/Getty Images
A água se move por dentro da planta pela evaporação do lado de fora, de acordo com Steve Spangler Science. Quando a água evapora pelas folhas, brotos e pétalas, o processo chamado "transpiração" puxa mais água pelo caule da planta para repor a água que foi perdida. O movimento da água é chamado de "ação de capilaridade". Uma vez absorvida pelas raízes ou um caule cortado, a água e tudo que ela contém, incluindo corantes, viajam pela planta em tubos chamados xilemas.
O processo é muito parecido com quando uma pessoa bebe através de um canudo, puxando o líquido do fundo até o topo.
Alternativas
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Outra forma de se ver a ação de capilaridade funcionando é mergulhar o canto de um papel toalha em uma pequena poça de água e observar a água subir pela toalha, de acordo com Science Buddies. Esponjas também funcionam através da ação da capilaridade, puxando a água para todas as partes da esponja.
Significância
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Plantas precisam de água para crescer e produzir sua própria comida através do processo luminoso chamado fotossíntese, no qual a água que entra na planta e o dióxido de carbono do ar se combinam, de acordo com o National Science Teacher's Association. Através da ação da capilaridade, a água também transporta nutrientes para todas as partes da planta, e preenchendo células, ajuda a planta a se manter em pé, de acordo com a associação citada anteriormente.
Experimentos
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
Para experimentar com a ação da capilaridade em um cravo, corte o caule de um cravo branco e coloque ele em um vaso ou copo contendo água tingida com algumas gotas de corante. A flor deve gradualmente mudar de branco para a cor do corante em um período de 24 horas. Assim que o corante chegar às flores, esse pode ser rastreado conforme viaja através do xilema ou veias da flor.
Alguns corante se movem mais rapidamente em flores do que outros. Para experimentar com diferentes cores, posicione cortes individuais de cravos em copos separados contendo diferentes cores e observe e anote o tempo que leva para a cor da flor mudar. Outra opção é cuidadosamente fatiar o caule do cravo longitudinalmente alguns centímetros abaixo da base da flor até o fundo. Coloque cada lado do caule fatiado em copos contendo água em cores diferentes e monitore para ver qual cor tinge a flor primeiro.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Jan Day’s career as a writer and editor started in 1978 in Tennessee and continued through her work with major news organizations, including "The Denver Post" and Bloomberg News. She now focuses on travel, fitness, wine and food writing. She holds a Master of Arts in journalism from Pennsylvania State University.
Créditos Fotográficos
carnation image by Christopher Hall from Fotolia.com