×
Loading ...

Como criar uma cascata para um lago ornamental

Uma cascata cria um ambiente tranquilo para um lago ornamental. O som da água corrente é relaxante, e a água que flui para o lago transporta mais oxigênio para os peixes. Ao mantê-la circulando, você também está ajudando a eliminar as algas que tendem a desenvolver-se em água estagnada. Uma cascata bem planejada é mais bonita e ajusta-se melhor ao ambiente. Vários métodos podem ser usados para construí-la, mas o objetivo principal é fazer uma que combine naturalmente com seu lago ornamental.

Instruções

Uma cascata para um lago ornamental pode ser grande ou pequena (Stone Waterfall close up image by Pink Lion from Fotolia.com)
  1. Avalie a área em torno de seu lago e observe se o terreno de um lado é maior do que o restante. Caso não seja, será necessário criar uma colina artificial para ser a base da cascata. Ela não precisa ser muito maior do que o lago, mas lembre-se de que quanto mais alta ela for, maior será a queda d'água. Além disso, você precisará ter acesso a uma tomada elétrica.

    Loading...
  2. Enterre ou esconda as tubulações que transportam água do lago para o topo da cascata. Coloque uma bomba submersível na água, seguindo as instruções de instalação, e conecte-a ao cano. Deixe exposta a extremidade do cano no topo para direcionar o fluxo da água.

  3. Coloque pedras grandes na base da cascata e distribua-as sobre a área para proporcionar uma proteção contra a sujeira. Use uma quantidade suficiente na área do curso d'água planejado para apoiar as rochas adicionais. Deixe espaços entre elas na parte de trás e nas laterais.

  4. Adicione pedras pequenas sobre as maiores e em volta delas. Coloque várias rochas planas ao longo do curso d'água planejado. Sobreponha-as, de modo que as pedras fiquem empilhadas. Esse será o curso que a água seguirá. Coloque a última rocha plana, deixando-a pairando sobre a margem do lago.

  5. Coloque plantas entre as rochas e em torno delas. Plante-as diretamente nas áreas com terra exposta ou coloque vasos entre as pedras. Adicione diversas espécies para criar uma cascata de aparência exuberante. Acrescente pedras pequenas e itens como madeira flutuante em torno das plantas a fim de fazê-las parecerem naturais.

  6. Ligue a bomba e observe o fluxo da água. Posicione o tubo de modo que a água escorra pelo curso planejado, e não pelas bordas. Quando você estiver satisfeito com o resultado, ancore o tubo e termine de escondê-lo com plantas e pedras pequenas.

Loading...

Dicas

  • Você também pode usar toques decorativos criativos como parte de sua cascata. Os elementos adicionais podem incluir acessórios antigos, um banco decorativo, gnomos de jardim ou pequenas estátuas de animais.

Aviso

  • A combinação de eletricidade e água é potencialmente fatal. Portanto, tenha muito cuidado ao ligar a bomba da cascata, sempre siga as instruções do fabricante e assegure-se de que a tomada utilizada seja aterrada.

O que você precisa

  • Pedras
  • Tubo de PVC
  • Plantas
  • Bomba submersível

Referências

Loading ...
Loading ...