×
Loading ...

Como criar dessecantes caseiros

A contaminação com água pode estragar os alimentos de sua despensa. Os dessecantes removem a água do ar antes que ela contamine os produtos perecíveis. Eles absorvem a água, chegando às vezes a ponto de não mais poderem armazená-la. O dessecante pode ser regenerado removendo-se a água que ele armazena. Isto pode ser feito em um forno doméstico, no caso de um dessecante caseiro.

A contaminação com água pode estragar os alimentos de sua despensa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dessecante

Vários compostos podem ser usados para fazer um pacote de dessecante. A sílica gel é uma boa escolha para se fazer um dessecante doméstico. Ela é barata, facilmente disponível, segura e funciona bem. A maioria das lojas de artesanato usa sílica gel para secagem de flores.

Loading...

Materiais

Além do próprio dessecante, alguns outros materiais são necessários. Um recipiente plástico servirá como embalagem. Frascos de vitamina e pílulas são muito bons para isso. Dois filtros de café e um pouco de fita adesiva são necessários para vedação do pacote. Uma assadeira de cozinha barata é necessária para a regeneração do dessecante. Essa assadeira não deverá ser usada para alimentos.

Preparando o dessecante

Um dessecante novo também deverá passar pelo processo de regeneração para eliminar qualquer água que possivelmente contenha. Preaqueça o forno a 148 °C. Aplique uma camada de sílica gel na assadeira. Coloque-a no forno por três horas. Este é o mesmo procedimento usado para regenerar um dessecante já utilizado.

Preparando o recipiente

Retire a tampa do recipiente, se tiver uma. Certifique-se que esteja limpo e seco antes de começar. Qualquer resto de água em seu interior será absorvido pelo dessecante. Isto diminuirá consideravelmente o tempo de utilidade do dessecante, devendo ele, então, ser regenerado.

Fazendo a embalagem do dessecante

Encha o recipiente com sílica gel. Coloque os dois filtros de café sobre a abertura. Aplique fita adesiva no bocal do recipiente para fixar os filtros posicionados. Esses filtros permitirão que a umidade do ar entre no recipiente, mas impedirão o extravasamento de sílica. Pese o recipiente de dessecante e anote. Esse peso será necessário para determinar quando o dessecante deverá ser regenerado.

Colocação

Os dessecantes caseiros devem ser colocados nas proximidades dos itens mais perecíveis. A área que o dessecante poderá afetar é bastante variável e baseia-se em outras condições. Uma boa regra geral é considerar cerca de 60 cm ao seu redor como uma zona segura. Em uma área grande, use várias unidades de dessecantes.

Quando regenerar o dessecante

A cada duas semanas, pese o dessecante. Se tiver 1,3 vez seu peso original, deverá ser regenerado. Depois que você tiver uma ideia aproximada do tempo que leva para o recipiente atingir esse peso, poderá reduzir a frequência de regeneração do dessecante. Para fazer essa regeneração, use o mesmo procedimento já descrito anteriormente para seu preparo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...