×
Loading ...

Como criar uma cerca com papelão corrugado

Quando se pensa em cercas, a maioria das pessoas imagina piquetes de madeira pintados de branco ou um portão de ferro forjado. Você pode usar outro material resistente para criar uma cerca: o papelão. É verdade que esse material não resiste a água e não é forte o suficiente para ser usado como cerca externa, mas, se você for usá-la em uma encenação de escola ou como painel interno de exposição e precisar criá-la rapidamente, não desperdice dinheiro com madeira. O papelão é barato, fácil de trabalhar e é biodegradável.

Instruções

Use o papelão que seria descartado para criar uma cerca improvisada (what in a cardboard box? image by Andrey Khritin from Fotolia.com)
  1. Coloque a lona para pintura em sua área de trabalho. Corte as caixas ao longo de suas bordas, separe as peças e empilhe-as. O número de caixas necessárias depende do comprimento de sua cerca. As partes do topo, as inferiores e outras partes muito curtas podem ser descartadas (ou recicladas).

    Loading...
  2. Em uma peça comprida de papelão, desenhe um quadrado com 180 cm de comprimento e 180 cm de largura. No topo desse quadrado, desenhe um triângulo equilátero com 180 cm de largura e 180 cm de altura. O formato deve ficar parecido com uma grande estaca de cerca. Decida o comprimento que a cerca terá e quantas estacas deseja criar. Você precisará de duas estacas para cada 30 cm de comprimento em sua cerca.

    Desenhe as estacas para criar sua cerca (old fence image by Aaron Kohr from Fotolia.com)
  3. Recorte a primeira estaca da cerca que você desenhou. Use-a como modelo e trace o número remanescente da quantidade desejada no resto dos pedaços de papelão. Recorte e organize o restante das estacas em uma pilha.

  4. Recorte duas tiras com 15 cm de largura das peças remanescentes de papelão no comprimento de toda a cerca. Se você não possuir nenhum pedaço longo o suficiente para cortar as tiras nesse tamanho, recorte quatro tiras, cada uma com metade do comprimento desejado para a cerca.

  5. Ajeite as tiras que você acabou de cortar na lona. Elas devem ficar dispostas horizontalmente e devem estar separadas por cerca de 1,2 m. Se você cortou quatro tiras, coloque duas delas, ponta com ponta, e coloque as outras duas abaixo dessas, juntando também as pontas. Cole cuidadosamente as estacas da cerca no topo dessas tiras, uma próxima à outra, até preencher toda a cerca. Deixe a estrutura secar.

Loading...

Dicas

  • Já que essa cerca terá tamanho real, em grande escala, você precisará de caixas do tamanho de uma geladeira. Consiga o máximo possível de caixas de grandes aparelhos. Grandes lojas de departamentos e de produtos eletrônicos sempre jogam fora caixas desse tamanho, então vale a pena perguntar se você pode pegar algumas delas.
  • Se quiser fazer uma cerca menor, você pode cortar as estacas de papelão em um tamanho menor ou em um formato mais alto. Você pode fazer a cerca com o comprimento que quiser, podendo até mesmo cortar estacas de papelão em diferentes formatos ou deixá-las retangulares. Você pode também pintar a cerca, se desejar.

O que você precisa

  • Lona (para proteger outras áreas da tinta)
  • Diversas caixas grandes de papelão
  • Régua de carpintaria
  • Marcador
  • Estilete
  • 3 tubos de material adesivo muito forte (como epóxi)

Referências

Loading ...
Loading ...