×
Loading ...

Como cruzar poodles com shih-tzus

Acredita-se haver centenas de raças de cachorros no mundo, que englobam não só os chamados de "raça pura", como também os híbridos (raças que surgiram do cruzamento de outras duas diferentes), como os "shihpoo". Essa nova raça, que se origina de um cruzamento entre um poodle e um shih-tzu, são animais de pequeno e médio portes, que chegam a pesar em torno de 4,5 a quase 7 kg. Eles têm fama de serem ladradores, possuírem pelo ondulado ou encaracolado - que frequentemente necessita de cuidados - e também por terem o peso acima do esperado, uma predisposição que os shihpoos adquirem da genética dos shih-tzus.

Instruções

Shihpoos são gerados a partir do cruzamento entre poodles e shih-tzus (MJ Kim/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  1. Procure por notícias com criadores locais, canis ou anuncie em jornais para tentar encontrar um macho ou uma fêmea da outra espécie que possa cruzar com o seu cachorro. Fale para o outro dono que você está interessado em cruzar os dois animais para fazer uma ninhada de shihpoos e pergunte quanto custaria para "emprestar" o outro cachorro no decorrer desse processo.

    Loading...
  2. Faça uma pesquisa completa sobre o pedigree para encontrar o cachorro perfeito para acasalar com o seu. Veja com o outro dono se o cachorro tem alguma doença e quais tipos de problemas que ele está predisposto a ter por conta de sua genética. Peça por um documento oficial que prove que o cachorro que irá cruzar com o seu é um legítimo poddle ou shih-tzu.

    Cães da raça poodle (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Se você for o dono da fêmea, a leve até o veterinário para uma examinação física completa. Pergunte a opinião do especialista para saber se a sua cachorra é saudável o suficiente para o cruzamento ou se ele acha que poderão surgir complicações. É importante verificar se a sua cadela é saudável o suficiente para se reproduzir e ter uma ninhada, sem prejudicar a si mesma ou aos filhotes.

  4. Espere a cadela entrar no cio para a reprodução. Dê uma olhada para ver se não tem sangue menstrual ou então veja com o veterinário para fazer testes hormonais para descobrir quando será a melhor época para o cruzamento. Muitas cadelas ficam férteis pela primeira vez ao 6 ou 8 meses de idade, então você pode controlar o cio de sua cachorra através de um calendário, caso você esteja planejando isso com muita antecedência.

  5. Cruze o macho e a fêmea uma vez por dia, durantes vários dias. O ciclo das cadelas costuma durar 21 dias, sendo que os melhores dias para fazer o cruzamento fiquem entre o sétimo e o décimo quinto dia. Coloque os dois cachorros juntos em uma área fechada e espere o acasalamento. Assim que isso acontecer, os separe imediatamente até o próximo dia, onde o mesmo processo se repete. Nunca deixe a fêmea sozinha enquanto ela está no período fértil ou ela poderá cruzar com outro cachorro.

    Shih-tzu, raça original da China (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. Veja se a cadela está grávida três ou quatro semanas após o ultimo acasalamento. Mudanças no apetite e nas atitudes, mamilos dilatados e sensibilidade na barriga são sinais de que a fêmea está grávida. Para ter certeza, leve o animal até o veterinário para um exame mais apropriado.

Loading...

Dicas

  • Não é aconselhável cruzar uma fêmea se ela não tiver pelo menos 2 anos de idade e nem acasalá-la novamente em um período de dois anos.

O que você precisa

  • Poddle de raça pura (macho ou fêmea)
  • Shih-tzu de raça pura (oposto do gênero do modelo poodle)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...