Como cuidar de um cachorro após a castração -- as primeiras 24 horas

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

A castração ou ovariohisterectomia é o único método totalmente eficaz para prevenir que um cachorro se reproduza. O procedimento cirúrgico usado nos machos é chamado de castração e nas fêmeas ovariohisterectomia. Após a realização do procedimento, é necessário tomar algumas medidas para cuidar de seu animal de estimação. A recuperação leva cerca de 10 a 14 dias.

Passo 1

Leve seu cachorro para casa assim que possível. Quando o cachorro é castrado, o procedimento normalmente é realizado no período da manhã. Para esperar que os efeitos da anestesia geral passem, eles costumam ser liberados para voltar para casa no final da tarde. Certifique-se de conversar sobre os cuidados do pós-operatório com o veterinário e esclarecer qualquer dúvida que possa ter.

Passo 2

Ajude o cachorro a descer do carro ao chegar em casa, mas evite pegá-lo no colo para evitar que os pontos se rompam. Não deixe o cachorro pular, isso pode danificar os pontos. Busque-o no veterinário usando um carro sedã em vez de um esportivo. Isso facilitará o embarque e desembarque do animal. Além disso, um carregador pode ser usado para animais menores.

Passo 3

Ajude seu cachorro nas escadas. Após uma cirurgia onde foi usada anestesia geral, é comum o cachorro ficar um pouco grogue e ter o equilíbrio um pouco prejudicado. Essa falta de coordenação pode dificultar a ação de subir escadas, então, vá devagar e permaneça sempre atrás do animal enquanto ele subir e esteja preparado para pegá-lo caso ele caia.

Passo 4

Acompanhe o cachorro até a cama ou a caixa de transporte ao chegar em casa. Ele provavelmente irá dormir imediatamente. É raro um cachorro manter seu nível de energia habitual. Caso isso aconteça, será necessário mantê-lo na caixa de transporte para auxiliar na recuperação. Medique o animal com remédio para dor e pomada Bentadine, seguindo as instruções do veterinário.

Passo 5

Isole o cachorro do contato com outros animais ou crianças. Após o procedimento cirúrgico é comum que ele sinta um pouco de dor e desconforto, principalmente após o término do efeito da anestesia. A anestesia pode fazer alguns cachorros se sentirem desorientados por um período de 18 a 24 horas após a cirurgia. Esses fatores deixarão o cachorro mais propenso a rosnar e morder outros cachorros, gatos ou até mesmo uma criança. Evite mordidas, mantendo-o isolado durante as 24 horas seguintes a cirurgia.

Passo 6

Ofereça um pouco de comida sem tempero ao seu cachorro, como arroz branco, galinha sem pele ou hambúrguer cozido com a gordura escorrida. Ofereça metade ou dois terços da quantidade que ele está habituado a comer para não irritar seu estômago. Esse tipo de alimento encorajará o animal a comer mas não fará mal ao seu estômago. Lembre-se que a anestesia pode causar náuseas e que o cachorro não come há 24 horas. Isso resulta em um acúmulo de ácidos estomacais que podem irritar o estômago, aumentando a probabilidade de náusea e vômito. Caso seu cachorro não queira alimentar-se na noite após a cirurgia, não o force. É comum um cachorro recusar-se a comer depois de ser castrado.

Passo 7

Leve o cachorro ao banheiro frequentemente. Quando a anestesia é aplicada, o cachorro também recebe fluidos intravenosos como medida de apoio. Tudo que entra precisa sair, então, seu cachorro precisará urinar com mais frequência após a cirurgia. Então, leve seu cachorro a cada duas ou três horas ao ar livre em uma coleira para uma ida ao banheiro. É importante lembrar que um cachorro que foi anestesiado terá um sono pesado, então, alguns deles podem urinar enquanto dormem. Outros, que normalmente sinalizam que precisam urinar sentando próximos a porta de casa, podem não fazer isso após a cirurgia. Então, antecipe as necessidades de seu animal e leve-o ao banheiro com mais frequência.

Passo 8

Não remova o colar elizabetano de seu cachorro. Na maior parte dos casos de castração, o animal será mandado para casa usando um desses colares. Ele também é conhecido como "cone" ou "abajur". É preciso mantê-lo no seu cachorro até que a cicatrização esteja completa, para evitar que seu cachorro lamba a incisão. Conforme o animal se recuperar após a castração, a incisão começará a coçar e pode ser que ele tente remover os pontos antes da hora. Por isso, é importante o uso do colar até que os pontos sejam removidos.

Mais recentes

×