Como cuidar de um corte na sobrancelha

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Cortes pequenos são dolorosos, mas raramente um problema sério. O protocolo básico de primeiros socorros recomenda que você pare o sangramento primeiro, limpe a ferida e proteja o corte aberto contra germes e bactérias. Um corte em sua sobrancelha, no entanto, é um pouco mais complicado. Os pequenos cabelos desta área protegem seus olhos retendo partículas e detritos. Eles também mantêm bactérias e pequenas partículas próximas de seu corte neste local. Tome cuidado extra quando tratar uma ferida desse tipo.

Cuidando do corte

Passo 1

Coloque as luvas de borracha. Estas são precauções essenciais quando se toca o sangue de outra pessoa.

Passo 2

Limpe a sobrancelha cortada com água fria e passe o sabão antibacteriano. Gentilmente massageie a espuma em cima de toda a ferida e a sobrancelha. Enxague com água fria. Evite usar água quente, pois isto pode aumentar o sangramento.

Passo 3

Diga ao paciente para se deitar e aplique várias tiras de gaze esterilizada diretamente na ferida com suas mãos por cinco minutos. Se o sangue for absorvido, mantenha a gaze no local e adicione mais camadas por cima. Não remova-as antes de 20 minutos. Cortes faciais sangram mais, pois o rosto contém uma grande quantidade de vasos sanguíneos.

Passo 4

Remova a gaze depois de 20 ou 30 minutos e examine o tamanho do machucado. Os cortes que não tenham parado de sangrar após esse tempo precisarão de cuidados médicos imediatos.

Passo 5

Remova qualquer sangue restante em volta da ferida e nos pelos da sobrancelha com uma gaze úmida.

Passo 6

Separe os pelos da sobrancelha e aplique um pouco de pomada bactericida diretamente no ferimento usando um cotonete.

Passo 7

Aplique uma bandagem adesiva ao longo da sobrancelha de modo que a porção adesiva prenda na pele, não nos pelos. Para cortes maiores, coloque uma gaze em cima da ferida antes de prendê-la com bandagem.

Passo 8

Repita os passos 2, 6 e 7 pelo menos duas vezes por dia, de manhã e antes de dormir, até que a ferida seja curada. Limpe e troque as bandagens em qualquer momento que a pele ficar molhada por nadar ou suar. Manter a ferida e os pelos da sobrancelha circundantes limpos e secos irá acelerar o processo de recuperação.

Mais recentes

×