Como cuidar de um lagarto machucado

Cuide bem dos lagartos machucados para que eles possam ficar saudáveis novamente

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Lidar com um réptil doente é muito diferente de lidar com um gato de rua ou um cachorro. Além da falta de simpatia desses bichinhos com aqueles ao seu redor, quando você compreende o fato de que o seu lagarto está doente, o tipo de cuidado requerido para que ele consiga se curar é muito diferente. Cuidar de um lagarto machucado requer habilidades com primeiros socorros de répteis e um entendimento básico de como a fisiologia do animal funciona para fornecer o melhor tratamento.

Step 1

Coloque cuidadosamente o lagarto em um ambiente onde ele fique protegido. Se você tiver um aquário vazio ou uma tigela (ela precisa ter espaço para que o lagarto se mova um pouco lá dentro), coloque o animal lá e não encha com água. Nesse habitat temporário, coloque uma área onde ele possa se esconder, feita com uma caixa pequena ou cartolina, para reduzir a quantidade de estresse psicológico.

Step 2

Inspecione o lagarto atrás de machucados. Use luvas para se proteger de mordidas. A melhor maneira de determinar que tipo de tratamento deve ser administrado é olhando o corpo, os membros e a cabeça para descobrir quão machucado o lagarto está. Se ele parecer muito machucado, consulte um veterinário para determinar o melhor tipo de tratamento.

Step 3

Cuide dos machucados do lagarto. O site Melissa Kaplan's Herp Care Collection sugere uma combinação de "água esterilizada (bacteriostática), diluída a 0,5 %, diacetato de clorhexidina ou iodopovidona" para lavar as feridas do réptil. Aplique isso antes de usar qualquer tipo de medicamento ou solução adicional para tratar o machucado.

Step 4

Enrole os machucados do lagarto com delicadeza. Seja cuidadoso para não danificar a pele ou causar mais algum machucado no animal. Pode exigir um pouco de criatividade para fazer esses curativos. O site Melissa Kaplan's Herp Care Collection sugere a utilização de uma camisinha no rabo do lagarto para proteger as bandagens ou outros produtos em outros lugares do corpo. A ideia é manter o curativo o tempo suficiente para que o processo de cura se inicie.

Step 5

Verifique as mudanças de comportamento durante diversos dias. Se o lagarto parecer menos ativo ao invés de mais ativo, ou se as feridas parecerem piorar, leve-o a um veterinário especializado em cuidar de répteis. De qualquer forma, se ele parecer melhorar em alguns dias, você pode soltá-lo de volta para o seu habitat natural, para que ele possa se acostumar novamente ao ambiente.

eHow Brasil
×