Como cuidar de uma queimadura grave causada por cordas
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Queimaduras causadas por cordas acontecem quando uma corda passa por sua pele muito rapidamente, o que resulta em vermelhidão, bolhas e em alguns casos, sangramento. Você pode se queimar com uma corda durante qualquer atividade que envolva o uso de uma corda, como escalar montanhas, laçar cavalos, velejar ou escalar paredes. Tratar uma queimadura séria do tipo requer um atento cuidado para prevenir infecção e dor, e para assegurar que a cura aconteça rapidamente.
Step 1
Lave a área queimada com água fria e suavemente remova fibras de corda ou sujeira, com seus dedos ou com as pinças.
Step 2
Examine a área por sinais de que você precisa de atendimento médico imediato. Se a ferida estiver sangrando em excesso, a pele queimada estiver roxa ou escurecida, ou é profunda o suficiente para revelar ossos, você precisa ir ao médico. Também procure por assistência médica se estiver sentindo dor extrema. Queimaduras causadas por cordas são dolorosas, mas se a dor restringe sua capacidade de se mover ou de continuar com suas atividades diárias, é preciso assistência médica.
Step 3
Lave a área com sabão neutro e água fria. Cuide suavemente da delicada pele em processo de cicatrização e não esfregue nem dê tapinhas para secar. Deixe a pele secar descoberta por cinco minutos.
Step 4
Passe delicadamente uma camada de gel antibiótico sobre a queimadura inteira e área ao redor. O gel específico para queimaduras contém ingredientes feitos para esfriar os ferimentos e ajuda a aliviar a dor.
Step 5
Envolva ou cubra a queimadura com gaze estéril e use esparadrapo para manter o curativo no lugar. Certifique-se de que o esparadrapo não toque a área queimada ou área ao redor, para não correr o risco de irritar ainda mais a região atingida.
Step 6
Tome um medicamento que não precise de prescrição médica por até cinco dias após a queimadura. Leia e siga as instruções a respeito da dosagem e frequência, na bula ou embalagem. Fale com seu farmacêutico sobre recomendações de analgésicos.
Step 7
Repita os passos três a cinco todos os dias até a que a pele queimada se cure.
Referências
Advertência
- Para prevenir infecções sempre renove o curativo, trocando as gases por novas e nunca reutilizando-as.
- Se você começar a sentir dor extrema ou notar sinais de infeção tais como secreção esbranquiçada ou sinais mais sérios, como febre e vômitos, procure um médico imediatamente.
- Descontinue o uso dos analgésicos após cinco dias. Se a queimadura for tão dolorosa que requer analgésicos após esse período, procure um médico, pois pode ser mais sério do que parece ou pode haver infecção.
Sobre o Autor
Amy Davidson is a graduate from the University of Florida in Gainesville, with a bachelor's degree in journalism. She also writes for local papers around Gainesville doing articles on local events and news.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images