×
Loading ...

Como cultivar agapantos a partir de sementes

Agapantos são plantas nativas da África do Sul que podem crescer selvagens ou serem cultivadas em jardins. Os compridos caules da planta suportam cachos globosos de um roxo, lilás ou azul vibrantes. Também chamados de lírios-do-nilo, os agapantos podem ser cultivados em ambientes externos nas regiões de clima quente, e em ambientes internos em lugares de climas mais frios. A propagação através de touceira é o método mais fácil, mas com um pouco de esforço é possível cultivar estas flores a partir das sementes.

Instruções

Os agapantos são plantas de fácil cultivo (agapanthus image by Karin Lau from Fotolia.com)
  1. Semeie as sementes do agapanto assim que estiverem maduras, pois sua viabilidade é bastante limitada. Os capítulos sementados se tornarão secos e quebradiços, abrindo-se facilmente e liberando de três a dez sementes por flor. Colete as sementes ou compre-as se você não possui agapantos adultos.

    Loading...
  2. Lance as sementes diretamente no jardim quando temperaturas noturnas estiverem acima de 10 graus Celsius, espalhando-as no solo. Polvilhe uma finíssima camada de solo sobre as sementes, o suficiente para cobri-las parcialmente. Umedeça a superfície com água. A germinação ocorre entre 14 e 30 dias.

  3. Alternativamente, semeie as sementes em sementeiras dentro de casa, espalhando-as e cobrindo-as da mesma maneira que você faria no jardim. Coloque as sementeiras em um local aquecido e ensolarado.

  4. Desbaste as mudas quando elas aparecerem, mantendo-as mais saudáveis e fortes. Mova os agapantos criados dentro de casa para fora durante o outono e inverno, dispondo as plantas em locais onde recebam sol pleno pela manhã e algum abrigo do sol durante as tardes, para obter melhores resultados. Regue o solo quando estiver seco ao toque, mas não deixe o substrato encharcado.

Loading...

Dicas

  • O agapanto produz belas flores para arranjos florais. Corte-as com um terço das flores abertas e elas devem durar cinco ou seis dias em um vaso com água.

Aviso

  • Evite o contato com a seiva dos agapantos, pois esta pode causar irritações cutâneas.

O que você precisa

  • Sementes
  • Luvas
  • Sementeiras
  • Substrato
  • Água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...