×
Loading ...

Como cultivar chicória-belga

Endívias, também conhecidas como chicória-belga, às vezes são vendidas em supermercados e seu preço é pago por quilo. Esse vegetal amanteigado e suave é uma iguaria que você pode facilmente plantar e cultivar por conta própria, obtendo legumes frescos para desfrutar ao longo do ano todo.

Instruções

Como cultivar chicória-belga (Belgian Endive image by ilumus photography from Fotolia.com)

    Plante a endívia

  1. Prepare o solo. Sua chicória-belga precisa de um solo bem trabalhado para crescer. Cave o local com um garfo de jardim, quebrando quaisquer torrões de terra; terminado esse processo, suavize o local com um ancinho.

    Loading...
  2. Plante uma pequena fileira de sementes de endívias no período entre os meses de maio e junho. Comece regando as sementes e, dentro de uma ou duas semanas, obterá mudas.

  3. Distancie as mudas jovens em 13 cm, para que elas tenham espaço suficiente para crescerem.

  4. Regue e capine sua chicória-belga regularmente, para garantir um bom crescimento.

    Colhendo as raízes

  1. Antes de desenterrá-la, deixe as plantas suportarem um pouco o frio, porém retire-as antes que o solo congele. Desenterre-as cuidadosamente com o garfo de jardim.

  2. Preserve as raízes mais graúdas, que brotaram primeiro. Plantas com raízes de pelo menos 2,5 cm de diâmetro são boas para germinação.

  3. Corte a coroa de folhas da planta, deixando uma ponta de 2,5 cm. Ao mesmo tempo, corte totalmente as raízes laterais, já as principais em cerca de 23 cm.

  4. Encha uma caixa com turfa e coloque em um lugar fresco. Guarde as raízes de chicória-belga nela até que estejam prontas para o cultivo.

    Fortaleça as plantas

  1. Plante as raízes de chicória-belga em recipientes com 25 cm de terra. Embale as raízes firmemente, juntamente com um pouco de terra entre elas. Certifique-se de que as raízes não fiquem expostas ao ar.

  2. Cubra as coroas com pelo menos 15 cm de serragem ou areia. Essa cobertura retarda a exposição da luz sobre os brotos enquanto crescem.

  3. Mantenha os recipientes entre 10º C ou 15º C, para começarem a brotar. Mantê-los entre 0º C e 4º C irá impedir sua germinação. Caso pretenda retardar o processo germinativo, mantenha os brotos entre esses graus.

  4. Regue as raízes quando for levá-las para o ambiente de 10º C ou 15º C. Molhe semanalmente depois disso. Os brotos são obtidos em cerca de 2 ou 3 semanas.

  5. Corte a cabeça quando a porção superior estiver visível através da camada de serragem ou areia. Caso não queira esperar, você pode cortá-la em 8 cm.

  6. Substitua a serragem e colha novamente em 2 ou 3 semanas.

Loading...

Dicas

  • As chicórias-belgas jovens não atraem insetos.

O que você precisa

  • Garfo de jardim
  • Ancinho
  • Sementes de endívia
  • Tesouras de poda
  • Caixa de musgo de turfeira
  • Recipientes de 40 cm, ou mais, de profundidade
  • Solo
  • Serragem ou areia
Loading ...
Loading ...