Como curar uma árvore com um galho quebrado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As tempestades e nevascas às vezes causam danos a galhos de árvores ou até mesmo arrancam completamente uma árvore pequena. Isso é particularmente comum em árvores cuja madeira seja naturalmente mais frágil ou aquelas cujas raízes tenham sido danificadas, o que torna a madeira mais propensa a quebras. É possível reparar alguns galhos quebrados, mas outros devem ser podados para proteger o restante da árvore.

Passo 1

Ajuste a casca ao galho quebrado e envolva o ferimento com fita adesiva. Deixe-a no local por dois ou três anos até que o galho esteja enxertado e curado. Essa técnica funciona melhor quando os danos ocorrem durante o inverno, quando a árvore está em estado de dormência.

Passo 2

Apare ou pode os galhos quebrados que estejam completamente ou quase totalmente separados do tronco para salvar o restante da árvore. Apare o galho quebrado até um pouco antes da próxima ramificação. Não é necessário tratar uma ferida provocada pela poda por meio da aplicação de tinta, pois, na verdade, isso pode causar mais danos. Em vez disso, deixe a ferida cicatrizar naturalmente e fertilize a árvore bastante durante a primavera.

Passo 3

Replante as árvores pequenas que foram arrancadas durante uma tempestade e use estacas para sustentá-las. A exposição das raízes ao ar e aos elementos climáticos resulta em danos a elas. O replantio de uma árvore arrancada funciona apenas se pelo menos 1/3 das raízes ainda estiverem sob o solo. No caso de árvores de porte médio que foram arrancadas, pode ser necessário o uso de cabos de sustentação após o replantio.

Mais recentes

×