Como dar um nó em um fio de nylon

••• Lighter image by qwerty from Fotolia.com

Fios e cordões de nylon são itens muito populares quando o assunto é joias. No entanto é extremamente difícil dar um nó bem preso com esse material. Porém, com um truque simples, é possível dar um nó o mais apertado possível, quase impossível de ser desfeito depois.

Passo 1

Prenda uma extremidade do fio de nylon à prancheta, deixando-o preso firmemente. Certifique-se de que há pelo menos 12 cm de fio para trabalhar e, mesmo que não seja necessário esse comprimento, permita-se esse exagero enquanto estiver dando o nó, pois de qualquer maneira é sempre possível cortar o excesso mais tarde.

Passo 2

Dê o nó como de costume. O fio de nylon é escorregadio e por isso cada parte do nó precisa ser puxada firmemente. A prancheta irá segurar uma das extremidades, entâo você só deverá manter a outra firme. Se for prender algo como um gancho no fio, passe o fio pelo gancho e dê um nó padrão. Se estiver simplesmente dando um nó, então dê o nó normalmente.

Passo 3

Aqueça o nó levemente. Continue segurando-o firmemente com uma mão, de forma que ele fique esticado entre ela e a prancheta. Com a outra mão, acenda o isqueiro e passe-o rapidamente por cima do nó três vezes. Não diminua o ritmo ou permita que a chama toque o fio de nylon, pois ela pode derrete-lo e estragar o nó permanentemente. No entanto, se você simplesmente aquecê-lo levemente, o fio irá grudar de forma a fazer com que o nó fique indestrutível.

Passo 4

Deixe o nó esfriar. Não puxe o fio para apertá-lo mais, uma vez que tenha aquecido-o. Simplesmente deixe-o parado por cerca de 45 segundos enquanto o fio esfria pois, se puxá-lo, ele pode ceder e partir. No entanto, uma vez frio, o nó não irá se desmanchar de novo, como os fios de nylon costumam fazer quando não estão bem presos.

Mais recentes

×