Como descolorir pinhas

Pinhas descoloridas ficam bem na decoração durante o ano todo

Jonathan Fong

As pinhas são um detalhe bonito para guirlandas e arranjos florais e também ficam lindas expostas sozinhas em uma lareira ou mesa de centro. Embora elas geralmente sejam associadas ao outono ou ao inverno, elas podem decorar sua casa durante o ano inteiro, principalmente quando são descoloridas. Esse processo vai criar uma pátina esbranquiçada e envelhecida sobre as pinhas, fazendo com que elas combinem tanto com decorações modernas quanto com as rústicas.

Materiais necessários

Você só precisa de alguns materiais simples

Jonathan Fong

  • Pinhas
  • Água sanitária, 4 litros
  • Balde plástico
  • Luvas de borracha
  • Prato de vidro ou cerâmica
  • Tijolo
  • Jornais

Coloque as pinhas em um balde

Desbote as pinhas em pequenas quantidades

Jonathan Fong

Forre com jornais o local onde vai trabalhar para o caso de a água sanitária derramar. Retire o excesso de sujeira das pinhas e coloque-as no balde plástico. Para obter um bom resultado, desbote-as em quantidades pequenas para garantir que os 4 litros de água sanitária cubram todas elas. A mesma água sanitária pode ser reutilizada para desbotar mais pinhas.

Despeje a água sanitária no balde

A água sanitária começa a agir imediatamente

Jonathan Fong

Devagar, despeje a água sanitária no balde até que as pinhas estejam cobertas.

Afunde as pinhas

Um prato e um tijolo são suficientes para manter as pinhas submersas

Jonathan Fong

As pinhas devem ficar totalmente submersas na água sanitária, mas elas vão acabar flutuando na superfície. Para evitar que isso aconteça, coloque um prato de cerâmica ou de vidro e um tijolo sobre elas, mantendo-as no fundo. Use luvas de borracha para isso, pois você vai tocar a água sanitária.

Deixe as pinhas secarem

Canela é um aroma popular para pinhas expostas em casa

Jonathan Fong

Deixe as pinhas na água sanitária de um dia para o outro por no máximo 24 horas. Você vai perceber que elas terão fechado. Usando luvas de borracha, retire o tijolo, o prato e as pinhas de dentro do balde e coloque-as sobre folhas de papel toalha. Coloque-as em um ambiente externo e deixe que sequem naturalmente. Quando secarem, elas vão abrir novamente. O processo geralmente leva de uma a duas semanas, dependendo da umidade. Secá-las naturalmente ao ar livre eliminará o odor da água sanitária. Se quiser aromatizar suas pinhas, guarde-as em um recipiente bem fechado com várias gotas de óleo essencial por um mês.

Assista ao passo a passo em vídeo

×