Como fazer purê de batatas com antecedência para guardar na geladeira

Você pode usar batatas doces ou vermelhas em vez das tradicionais

Sweet Potatoes and New Potatoes in Baskets image by bawinner from Fotolia.com

Purê de batatas é relativamente fácil de preparar, mas pode levar tempo, especialmente se você estiver com convidados em casa e não quer ficar amassando batatas enquanto entretêm as visitas. Entretanto, você pode preparar o purê com antecedência para que ele seja apenas aquecido quando seus convidados chegarem ou quando for a hora de jantar. A opção também é excelente para almoços, quando você não tiver bastante tempo para cozinhar mas ainda quer comida de qualidade.

Step 1

Descasque 450 g de batatas de sua escolha, descartando as cascas.

Step 2

Corte as batatas em cubos e coloque-os em uma panela ou caçarola grande.

Step 3

Adicione 3/4 de colher de chá de sal e adicione bastante água da torneira à panela, cobrindo as batatas em 2,5 cm.

Step 4

Leve a panela tampada ao fogo para ferver e cozinhe as batatas até que elas se partam facilmente ao serem perfuradas com um garfo.

Step 5

Escorra as batatas em uma peneira fina e deixe drenar por dez minutos. Depois, coloque-as novamente na panela em que foram cozidas e leve ao fogo baixo.

Step 6

Adicione a manteiga às batatas e mexa bem, até a manteiga derreter completamente. Adicione sal e pimenta do reino a gosto, mexendo bem até incorporar todos os ingredientes.

Step 7

Despeje metade do leite ou creme de leite lentamente, mexendo bem.

Step 8

Esprema as batatas até obter a consistência adequada.

Step 9

Coloque as batatas em um recipiente resistente ao calor e tampe bem. Deixe-as esfriar até chegar à temperatura ambiente.

Step 10

Despeje o leite ou creme de leite restante sobre as batatas no recipiente, e mexa bem. Coloque na geladeira até o momento de servir.

×