Como se desculpar por ter enviado um e-mail para o endereço errado

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Você passa por momentos de pânico ao descobrir que o seu e-mail foi enviado para a pessoa errada. Acidentes são comuns ao se trabalhar com e-mails, sempre há a possibilidade de se descuidar ou confundir os endereços. Para piorar, a mensagem não pode ser recuperada depois de ter sido enviada para o universo digital. O que você pode fazer é pedir desculpas à pessoa que recebeu o seu e-mail assim que perceber o seu erro.

Passo 1

Faça uma visita à pessoa que recebeu o seu e-mail. Desculpas sempre são mais eficientes quando feitas pessoalmente. Se o destinatário morar longe, fale com ele pelo telefone. Se você não possui o seu número, então, recorra a um e-mail de desculpas.

Passo 2

Ofereça sinceras desculpas. Explique que o e-mail foi enviado com pressa e assuma a culpa por ter sido descuidado.

Passo 3

Peça ao destinatário a gentileza de desconsiderar o conteúdo do e-mail, caso você tenha enviado informações sensíveis ou confidenciais. Neste caso, peça para ele excluir a mensagem o mais rápido possível.

Passo 4

Evite justificativas para o seu erro. A pessoa a quem está se pedindo desculpas não se importa se você teve um dia difícil, trabalhou até tarde ou deixou de tomar o café da manhã. Limite-se à abordagem pura e simples da desculpa, que é tudo o que a pessoa realmente precisa.

Passo 5

Não coloque a culpa na tecnologia. Mesmo que o seu sistema de correio eletrônico tenha inserido automaticamente o endereço de e-mail no campo "Para", você ainda teve a culpa por não ter prestado atenção antes de apertar o botão "Enviar".

Passo 6

Prometa que esse tipo de coisa não acontecerá novamente. Explique que, de agora em diante, você terá mais cuidado ao enviar e-mails.

Mais recentes

×