Como se desculpar por ter enviado um e-mail para o endereço errado

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Você passa por momentos de pânico ao descobrir que o seu e-mail foi enviado para a pessoa errada. Acidentes são comuns ao se trabalhar com e-mails, sempre há a possibilidade de se descuidar ou confundir os endereços. Para piorar, a mensagem não pode ser recuperada depois de ter sido enviada para o universo digital. O que você pode fazer é pedir desculpas à pessoa que recebeu o seu e-mail assim que perceber o seu erro.
Step 1
Faça uma visita à pessoa que recebeu o seu e-mail. Desculpas sempre são mais eficientes quando feitas pessoalmente. Se o destinatário morar longe, fale com ele pelo telefone. Se você não possui o seu número, então, recorra a um e-mail de desculpas.
Step 2
Ofereça sinceras desculpas. Explique que o e-mail foi enviado com pressa e assuma a culpa por ter sido descuidado.
Step 3
Peça ao destinatário a gentileza de desconsiderar o conteúdo do e-mail, caso você tenha enviado informações sensíveis ou confidenciais. Neste caso, peça para ele excluir a mensagem o mais rápido possível.
Step 4
Evite justificativas para o seu erro. A pessoa a quem está se pedindo desculpas não se importa se você teve um dia difícil, trabalhou até tarde ou deixou de tomar o café da manhã. Limite-se à abordagem pura e simples da desculpa, que é tudo o que a pessoa realmente precisa.
Step 5
Não coloque a culpa na tecnologia. Mesmo que o seu sistema de correio eletrônico tenha inserido automaticamente o endereço de e-mail no campo "Para", você ainda teve a culpa por não ter prestado atenção antes de apertar o botão "Enviar".
Step 6
Prometa que esse tipo de coisa não acontecerá novamente. Explique que, de agora em diante, você terá mais cuidado ao enviar e-mails.
Referências
Dica
- Para evitar o envio de e-mails a endereços errados, deixe para completar o campo "Para" por último — depois que a mensagem estiver pronta. Além disso, não clique no botão "Responder a todos", pois isso pode lhe trazer problemas.
- Evite encher os seus e-mails com fofocas e mensagens anti-profissionais; imagine o que pode acontecer se você tentar enviar um e-mail para a sua amiga Anne e ele acabar caindo na caixa de entrada do chefe dela.
Sobre o Autor
Kyra Sheahan has been a writer for various publications since 2008. Her work has been featured in "The Desert Leaf" and "Kentucky Doc Magazine," covering health and wellness, environmental conservatism and DIY crafts. Sheahan holds an M.B.A. with an emphasis in finance.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images