Como terminar um relacionamento possessivo

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Terminar um relacionamento é difícil, mesmo quando se está emocionalmente preparado para seguir em frente. No entanto, o desafio será ainda maior se a relação for com alguém possessivo. Ele pode tentar convencê-lo a ficar ou reagir de maneira inesperada. Não deixe essa preocupação impedi-lo de colocar um fim na relação, pois ainda é possível acabar de maneira eficaz educadamente.

Passo 1

Planeje uma conversa em particular, cara a cara. Não é educado terminar uma relação via e-mail, torpedo ou telefone. Se escolher fazer isso com um parceiro possessivo, talvez não consiga terminar a relação amigavelmente.

Passo 2

Fale calma e claramente que deseja terminar e explique os motivos para isso. Ao lidar com uma pessoa possessiva e conseguir romper elegantemente, argumente que os sentimentos mudaram. Evite culpar o parceiro, a não ser que queira brigar.

Passo 3

Permita que ele faça perguntas. Um indivíduo possessivo pode questionar sobre o motivo do término ser ficar com outra pessoa. Tente responder sem magoá-lo. Se realmente esse for o caso, decida se deseja compartilhar ou não a informação.

Passo 4

Evite fazer afirmações como "talvez apenas precisemos de um tempo" ou "talvez um dia fiquemos juntos novamente". Mesmo que isso acalme a outra pessoa, também abre espaço para negociação e manipulação, criando ainda mais dificuldades na comunicação.

Passo 5

Peça desculpas pelo que aconteceu. Se quiser terminar amigavelmente, diga que se arrepende por ter magoado e pelos sentimentos terem mudado.

Passo 6

Não sugira que sejam amigos, a não ser que realmente tenha esse desejo. Se não quiser ou souber que não daria certo, não mencione a opção. Novamente, ele poderá usar a amizade para tentar recuperar o relacionamento.

Mais recentes

×