Como identificar ouro puro

Pepitas de ouro em amostra

David Paul Morris/Getty Images News/Getty Images

Ouro puro, ou ouro bruto, é um metal natural e valioso. Antes de ser processado, ele contém impurezas, como cobre ou prata, que são removidas para se fazer joias de ouro. Você pode ter lidado com ouro de tolo ou pedras brilhantes que eram douradas na cor e as confundiu com ouro. Tais itens são um pouco diferente em valor e aparência em comparação com o ouro bruto real. É mais fácil identificar ouro bruto quando se refere a uma imagem de ouro refinado ou pepitas de ouro.

Step 1

Pessoas garimpando por ouro em um rio

David Paul Morris/Getty Images News/Getty Images

Determine o formato e tamanho da substância que pode ser ouro bruto. Ele é aleatório em formato e mede desde pequenos pedaços à grandes e arredondadas pepitas.

Step 2

Pedaço de ouro encontrado em garimpo

David Paul Morris/Getty Images News/Getty Images

Avalie a cor da substância. Ouro bruto possui um amarelo-bronze e é brilhante.

Step 3

10 gramas de flocos de ouro em uma balança

Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images

Sinta a textura da objeto. O ouro bruto tem uma camada suave e o ouro de tolo é entalhado devido à sua estrutura de cristal. A camada do ouro bruto pode possuir corcovas e elevações, mas ele é claramente metálico em sua textura.

Step 4

O avaliador de ouro segura um tubo de ensaio com flocos de ouro

Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images

Segure a substância sob a luz. Ouro de verdade possui uma superfície brilhante que reluz quando misturada a luz, mas não cintila nem bruxuleia como o ouro de tolo que reflete a luz e cria um efeito de glitter. Ouro de verdade é de um amarelo brilhante de camada metálica.

Step 5

Toque o objeto com um martelo. Ouro é um metal macio e maleável que pode ser dobrado facilmente, ao contrário de outros minerais que quebram ao serem martelados. Acerte o ouro firmemente para checar se ele fica machucado mas sem quebrar.

Step 6

Coloque o objeto dentro do ácido nítrico para fazer alguns testes

David Paul Morris/Getty Images News/Getty Images

Coloque a substância em ácido nítrico. Ele não dissolve ou mancha o ouro bruto. Contudo, o ouro de tolo também não é afetado por esse ácido, mas outros métodos de identificação ajudarão a determinar se o objeto é ou não ouro de tolo.

×