Como determinar a idade de gestação de uma porca

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Os fetos de porcos são comumente utilizados em laboratórios para determinar o desenvolvimento e crescimento do animal. A partir desses dados, os cientistas concluíram que a idade gestacional de uma leitoa pode ser determinada por vários fatores. As porcas carregam um feto por aproximadamente 112 dias. Durante esse tempo, o feto desenvolve-se rapidamente, aumentando de tamanho dia após dia. Os agricultores traçam e seguem a gestação à medida que ela progride para determinar efetivamente quando o nascimento ocorrerá e quando será preciso preparar a leitoa para o parto.

Passo 1

Anote a data exata que você começou a colocar a sua porca para acasalar. As três primeiras semanas de acasalamento é o momento mais provável que ela irá conceber. Isso acontece porque ciclo estral de uma porca dura por volta desse período. Quando a época de acasalamento estiver completa, procure sinais de gestação. Sua porca pode tornar-se facilmente irritável, a vulva ficará vermelha e inchada ou a fêmea pode começar a reunir palha para criar uma cama para dar à luz.

Passo 2

Verifique o progresso da sua porca semanalmente e registre seus resultados. Coloque a data em cada examinação para ajudar a manter o controle da gestação e da idade potencial do feto.

Passo 3

Examine a gestação da sua porca através de ultrassom. Máquinas de ultrassonografia estão disponíveis para produtores e veterinários para uso em animais prenhe. Meça o feto do focinho ao ânus usando os controles da máquina; as medidas indicarão a idade gestacional. Por exemplo, um feto que tenha 40 cm tem aproximadamente 56 dias de idade de gestação.

Passo 4

Vigie a porca à procura dos sinais de parto iminente. Os sinais podem começar duas a três semanas antes da ocorrência do parto. Sua porca pode assumir posições de parto, como deitar com as pernas estendidas, respiração pesada e rápida e inquietação que aumenta à medida que o momento se aproxima.

Mais recentes

×