×
Loading ...

Como determinar qual substância é mais ácida

Um simples teste com papel de tornassol pode indicar se uma substância é ácida, básica (alcalina) ou neutra. É um pouco mais complicado identificar quão mais ácida é uma substância em relação a outra. Você pode utilizar um medidor de pH (ou pHmetro) em amostras que podem ser dissolvidas ou examinar a estrutura química para determinar qual substância é mais ácida.

Instruções

Em um laboratório, utiliza-se frequentemente um pHmetro para medir a acidez (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Determine a carga da molécula. Moléculas carregadas positivamente (chamadas íons) são mais ácidas que moléculas neutras. Íons carregados negativamente tendem a ser básicos.

    Loading...
  2. Examine a tabela periódica para identificar a eletronegatividade dos elementos. Quanto mais à direita na tabela periódica o elemento ligado ao hidrogênio estiver, mais forte será o ácido.

  3. Descubra o tamanho da base do átomo em relação aos outros. Átomos maiores estão mais próximos da parte inferior da tabela periódica, enquanto átomos menores estão mais próximos do topo.

  4. Compare as diferenças na estrutura da molécula. Quanto mais perto o átomo negativo estiver do íon H+ na molécula, mais forte será o ácido.

  5. Observe a força das ligações entre as moléculas do íon. Quanto mais assimétrica for a molécula, mais forte será o ácido. Uma molécula com tripla ligação é mais ácida que uma com apenas ligações simples.

Loading...

Dicas

  • Se você ainda estiver inseguro quanto à força relativa do ácido, verifique suas observações com um pHmetro.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...