Como tirar a ferrugem de ferraduras

••• horseshoe image by Bianca from Fotolia.com

A ferrugem, conhecida quimicamente como óxido de ferro, pode destruir qualquer objetos feito de aço ou ferro. Isso acontece porque, conforme a ferrugem vai aparecendo, ela cria pequenas aberturas na superfície do metal. Essas rachaduras expõem as partes mais vulneráveis do metal às condições atmosféricas, levando a formação de mais ferrugem. Contato com sal e com umidade aceleram ainda mais esse processo, e ele se torna ainda mais severo. Você pode, no entanto, remover a ferrugem fazendo a sua própria solução química de limpeza antiferrugem. Essa receita irá funcionar para qualquer objeto de aço ou ferro que apresente ferrugem, incluindo ferraduras de cavalos.

Passo 1

Compre soda cáustica e óxido de zinco em pó. A soda cáustica geralmente pode ser encontrada em qualquer loja de ferragens ou de materiais para jardinagem. Entre em contato com as farmácias de manipulação na sua região para perguntar se elas têm o óxido de zinco em pó. Se não, um farmacêutico deve ser capaz de lhe indicar onde conseguir o produto. Você também pode comprar óxido de zinco em pó pela internet.

Passo 2

Amarre um pedaço de arame com aproximadamente 30 cm de comprimento à ferradura enferrujada.

Passo 3

Escolha uma panela grande o suficiente para caber a ferradura. Encha mais ou menos ¾ da panela com água e coloque no fogão. Acenda o fogo e comece a adicionar a soda cáustica. Com a soda, a água não irá ferver quando alcançar os 100 ºC. Você deve colocar soda cáustica o suficiente para que a água só comece a ferver quando estiver com uma temperatura de aproximadamente 130 ºC. Use um termômetro de cozinha velho para ajudar a controlar o calor da água.

Passo 4

Coloque algumas colheres de sopa do óxido de zinco em pó na solução de água e soda cáustica. A quantidade do óxido de zinco não precisa ser exata. Combinado com a soda cáustica, as moléculas de zinco irão ganhar uma carga positiva. Esse zinco com carga positiva irá, então, separar o óxido de ferro do metal da ferradura.

Passo 5

Use o arame preso na ferradura para mergulhar ela na solução fervente. Deixe a ferradura enferrujada ferver por um tempo na solução. Use o arame para puxar a ferradura e conferir o progresso. O tempo exato necessário para que toda a ferrugem seja removida irá depender do grau de severidade da corrosão.

Passo 6

Retire a ferradura da solução assim que você estiver satisfeito com a remoção da ferrugem. Coloque a ferradura embaixo de água fria corrente. Certifique-se de que a ferradura fique bem enxaguada para remover todos os resquícios da solução e esfriar completamente o metal.

Passo 7

Aplique o óleo WD-40 por toda a superfície da ferradura. Isso irá ajudar a remover qualquer umidade restante e a proteger a ferradura contra ferrugem no futuro.

Mais recentes

×