Deveres de um professor de uma creche

••• child playing image by Christopher Hall from Fotolia.com

Professores de creches fazem mais do que lidar com crianças o dia todo. Eles têm várias responsabilidades e deveres em seu trabalho, e muitas pessoas se sentem extremamente pressionadas por esse trabalho. Contudo, é importante que as pessoas saibam de suas responsabilidades caso tenham interesse no trabalho de professor do jardim de infância.

Ensinar e criar

Um dos importantes deveres de professores de creches é o de ensinar e ajudar a criar as crianças desde quando são bebês até os 4 ou 5 anos, quando chegam ao jardim de infância. Eles ensinam às crianças coisas como formas, cores, músicas e outras atividades que ajudam em seu desenvolvimento. Planejam atividades em grupo, leituras de histórias ou outras que estimulem o crescimento emocional, social e intelectual das crianças. Fazer atividades como essas ajuda a desenvolver a independência nas crianças e constrói a autoestima, preparando-as também para a educação formal mais tarde, além de ajudá-las a lidar com seus colegas.

Comunicação com os pais

Visto que os professores nas creches lidam com crianças durante a maior parte do dia, é importante que eles mantenham bom contato com os pais ou responsáveis. Eles devem agendar reuniões para discutir o progresso ou as necessidades de uma criança ou conversar com os pais informalmente, desde que mantenham boa comunicação.

Saúde e segurança

Além do ensino e dos cuidados gerais com a criança, os professores também devem se responsabilizar pela saúde e segurança delas. Refeições nutritivas e lanches devem ser servidos e os professores devem ensinar hábitos alimentares saudáveis e higiene pessoal.

Manter períodos adequados de descanso e soneca é importante também. Os professores nas creches devem ter cuidado com crianças que mostrem sinais de problemas de desenvolvimento ou emocionais e ajudar os pais a conseguirem cuidados apropriados para os filhos.

Limpeza

Os professores de creches têm também a responsabilidade de manter as salas e demais instalações limpas todos os dias. Eles devem ajudar as crianças a arrumar os brinquedos e organizar as salas, arrumar as coisas depois da preparação e das refeições, varrer e esfregar o chão, manter os banheiros limpos e desinfectados e ajudar as crianças a se manterem limpas após refeições e lanches e depois de quaisquer acidentes no banheiro que possam ocorrer.

Mais recentes

×