Como saber quando um melão está maduro

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Os melões estão intimamente relacionados aos cantalupos e abóboras e fazem parte da família das cucurbitáceas. Assim como muitas frutas, eles são doces quando maduros, mas um pouco amargos e desagradáveis quando consumidos antes de amadurecerem bem. Se estiver colhendo um melão na horta ou escolhendo um na mercearia ou feira, selecione um que esteja maduro para poder apreciá-lo ao máximo.

Passo 1

Verifique a cor do melão. Se estiver bege com veias verdes, está imaturo. Esse seria uma boa escolha se planeja comê-lo após alguns dias. Um tom de amarelo com partes amarelo brilhante significa que foi retirado da vinha muito cedo. Procure um dourado e não se preocupe se ele tiver algumas manchas marrons. Na verdade, essas manchas indicam que nesse local o melão está rico em açúcar, o que é um bom sinal.

Passo 2

Cheire o melão, particularmente a ponta do caule. Um cheiro doce é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser consumida.

Passo 3

Aperte-o cuidadosamente. Um melão saudável deve estar firme, mas não duro. Também não deve possuir locais macios. Alguns deles dão a sensação de estarem esponjosos, o que significa que estão muito maduros.

Passo 4

Chacoalhe-o cuidadosamente. As fibras de um melão maduro se separarão um pouco. Você deverá escutar as sementes se moverem dentro dele.

Passo 5

Bata com cuidado nele como se estivesse batendo em uma porta. Um som oco não é bom, pois significa que ele não tem muita umidade e que não está doce. O som de um melão saudável deve ser um pouco profundo.

Mais recentes

×