×
Loading ...

Diarreia devido a água salgada em cães

Os cães podem se divertir muito na praia, mas as vezes eles podem trazer para casa muito mais do que memórias de ondas e areia. O resultado pode ser uma diarreia irritante que até tem um nome próprio: "diarreia de praia". Aprenda mais sobre essa condição irritante e como evitá-la.

Muitos cachorros adoram ir a praia, porém acabam voltando com essa condição desagradável (Image by Flickr.com, courtesy of Randy)

Efeitos

A água salgada tem um efeito osmótico no trato intestinal de um cachorro. Isso significa que ela tende a "puxar" ou atrair água para dentro do intestino do cão.

Loading...

Sintomas

O cachorro afetado pela "diarreia de praia" irá obviamente desenvolver diarreia com uma urgência para defecar frequentemente em pequenas ou grandes quantidades. O cão poderá ter que forçar para evacuar, uma condição conhecida como "tenesmo vesical", e as fezes podem aparecer sangrentas e cobertas com muco.

Equívocos

Muitas vezes, os donos acreditam que só porque não viram o seu cão literalmente beber água salgada ele estará salvo de desenvolver essa diarreia. Porém, ainda há maneiras mais sutis de eles ingerirem água salgada, como pegar uma bola encharcada de água salgada ou correr em meio às ondas.

A bola encharcada de água salgada pode causar a "diarreia de praia" (Image by Flickr.com, courtesy of Emery Way)

Considerações

A "diarreia de praia" normalmente é de curta duração, e o cachorro deverá melhorar progressivamente. Os cães que parecerem apáticos e desinteressados em seus arredores e sem vontade de comer devem ser imediatamente avaliados por um veterinário.

A apatia pode ser um sinal de desidratação (Image by Flickr.com, courtesy of kenna takahashi)

Aviso

O teor de sal na água do mar pode não ser o único culpado de problemas. A ingestão de areia poderá irritar mais ainda o trato intestinal, e, para piorar as coisas, às vezes, a água salgada pode conter bactérias, algas, micro-organismos prejudiciais e até toxinas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...