×
Loading ...

Dicas para usar cortadores de vidro

Usar um cortador de vidro pode ser complicado. Seja para tentar cortar uma janela nova ou fazer um vitral para um trabalho de arte, uma técnica apropriada pode ajudá-lo a conseguir o corte perfeito todas as vezes em que precisar. Aprender estas dicas simples garantirá que você não desperdice tempo e dinheiro com vidro quebrado.

Aprender estas dicas simples garantirá que você não desperdice tempo e dinheiro com vidro quebrado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Proteção ocular

Sempre utilize proteção ocular quando for usar um cortador de vidro. Lentes não são suficientes; você deve usar óculos de proteção que selem firmemente o entorno dos seus olhos. Pequenos cacos de vidro podem entrar facilmente na região ocular, especialmente se o vidro não for cortado da forma correta.

Loading...

Use a posição correta

Sempre fique em pé quando for usar um cortador de vidro. A altura da mesa deve estar entre os seus quadris e sua cintura. Certifique-se de que você consiga se inclinar confortavelmente sobre o cortador e de que você possa aplicar uma pressão equilibrada e constante sem que seus ombros fiquem cansados. Mantenha seus pés levemente separados para manter um bom equilíbrio.

Fazendo o corte

Comece a cortar o vidro. O cortador sempre deve estar completamente perpendicular ao vidro. Assegure-se de não permitir que o cortador incline para um lado ou outro, já que isso arruinará a roda de corte e fará uma linha torta no vidro. Corte de um lado do vidro para o outro em um movimento suave constante, mantendo a pressão homogênea por todo o corte. Não levante o cortador do vidro quando tiver começado a cortar.

Não retorne e corte uma segunda vez. O vidro não será cortado da maneira correta se você fizer isso. Faça o corte somente uma vez, até o final do vidro. Se você cometer um erro, tente novamente em um outro pedaço de vidro.

Separando o corte

Depois que fizer o corte, você pode quebrar o vidro posicionando um lápis embaixo da linha e fazendo pressão em ambos os lados do vidro. Se você tiver feito tudo corretamente, você deve ter uma separação limpa na linha de corte.

Separe o vidro imediatamente após ter feito o corte. Quando você usa um cortador de vidro, você não estará realmente cortando o vidro, mas quebrando a superfície de tensão. Isso faz com que as moléculas se separem, garantindo uma quebra "limpa". Se você esperar demais, as moléculas se estabilizarão e o vidro não quebrará corretamente.

Dicas variadas

Faça os cortes mais difíceis, como os curvos, primeiro, já que você precisará do máximo de vidro possível para evitar rachaduras. Assegure-se de comprar um bom cortador de vidro, preferivelmente de uma vidraçaria. Definitivamente, não compre aquele que custa R$ 1,99 na lojinha da esquina.

Prática

Pratique quantas vezes puder. Usar um cortador de vidro bem é verdadeiramente uma arte e a única maneira de melhorar é através da prática. Vá a uma vidraçaria ou a um cortador profissional de vidro e veja se eles têm alguns pedaços sobrando que possam doar ou vender.

Continue praticando até que seja intuitiva a pressão necessária para conseguir um corte limpo. Experimente diferentes posturas e posições para ver qual é a melhor. Segure o cortador de maneiras diferentes para descobrir qual é a ideal para fazer os cortes de maneira mais confortável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...