Sinais de má qualidade em uvas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As uvas são frutas doces que podem ser comidas puras ou em conserva, usadas na culinária ou transformadas em vinho. Uvas verdes azedas não são adequadas para comer e podem estragar um prato. Além das razões culinárias, as uvas de baixa qualidade não fornecerão o mesmo nível de nutrientes encontrado nas uvas maduras. Algumas observações importantes podem ajudar a determinar se uma uva está ou não pronta para ser colhida. Essas características podem ajudar conferir o perfil para vinho ou para uma geleia de uva doce.
Cor
Quando as uvas estão maduras e são de boa qualidade, elas devem ser de cor azul, vermelha ou verde muito claro. Se ainda estão com uma tonalidade verde escuro, elas não estão maduras. A variedade que os consumidores reconhecem como uvas "verdes" é classificada como uvas brancas. Essas uvas estão maduras quando ficam de uma cor chartreuse claro (um amarelo esverdeado sutil). Se a uva está marrom ou ficando marrom , ela está ficando estragada ou não conterá os nutrientes necessários que tinha enquanto estava crescendo. Procure uma cor uniforme em toda as uvas na videira. Se as cores variam, então, elas estão recebendo uma quantidade irregular de nutrientes, o que levará a uma redução em sua qualidade.
Tamanho
Não há um tamanho padrão para uvas. Ele depende de sua variedade, incluindo a presença ou ausência de sementes. No entanto, o tamanho pode ser um bom indicador de qualidade da uva. Procure um tamanho padrão em todas as uvas na videira. Se elas têm tamanhos muito diferentes, elas não estão recebendo uma quantidade uniforme de nutrientes e serão uvas de qualidade inferior.
Firmeza
Quando as uvas estão crescendo, elas são muito firmes. Procure uvas que sejam firmes mas elásticas quando tocadas. Verifique sua qualidade apertando levemente várias uvas. Se elas estão moles ou têm pontos fracos, então, elas estão estragadas. Se as uvas ainda estão na videira e ficando moles, então não foram colhidas no momento adequado ou não receberam a quantidade adequada de nutrientes.
Sabor
Às vezes, a cor, sabor e firmeza podem indicar se uma uva é boa. Nesses casos, a única coisa que resta a fazer é provar. Mesmo se elas fornecerem todas as indicações de que são boas, o sabor pode provar o contrário. Às vezes, as uvas crescem adequadamente, mas não têm doçura. Quando isso acontece, tente deixá-las amadurecer mais, porém, se não ficarem mais doces, é porque não obtiveram todos os nutrientes necessários. Quando provar, assegure-se de fazê-lo com uma única uva. Se possível, não remova um cacho da videira pois, uma vez que as uvas sejam removidas da videira, elas não amadurecerão mais.
Referências
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images