Como eliminar bolhas em resina epóxi

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
O epóxi é um polímero termoendurecível inventado por químicos americanos e suíços. Este tipo de polímero seca de forma irreversível a partir de um endurecedor de poliamina, que age sobre o epóxido para formar o epóxi, que por sua vez é frequentemente utilizado como substância adesiva devido à sua capacidade de ligar materiais fortemente ao secar. O epóxi também tem sido usado em escovas de dente elétricas e para pintar mesas e pisos, agindo como agente impermeabilizante. As bolhas de ar no epóxi são uma ocorrência natural em sua formação.
Desgaseificação por vácuo
Step 1
Coloque o epóxi dentro de uma bomba de vácuo. Certifique-se de que a capacidade da bomba seja igual a no mínimo cinco vezes o volume do epóxi.
Step 2
Exerça pressão no epóxi com a bomba de vácuo a um nível de 29 mm de mercúrio.
Step 3
Mantenha o vácuo pelo menor período de tempo possível. Caso mantenha-o por muito tempo, é possível que mais bolhas se formem.
Centrífuga
Step 1
Coloque o epóxi em uma seringa e coloque-a sobre uma mesa com a ponta apontada para cima para permitir que as bolhas escapem.
Step 2
Empurre a pistola da seringa lentamente para remover bolhas maiores e coloque a tampa sobre a seringa.
Step 3
Coloque a seringa dentro da centrífuga e ligue-a entre 1.000 e 3.000 RPM durante três minutos. Caso o epóxi seja do tipo "preenchimento epóxi", configure a centrífuga para 1.000 RPM.
Aquecimento
Step 1
Coloque o epóxi em um recipiente grande que seja seguro para ir ao forno.
Step 2
Aqueça o forno entre 35 e 40 graus Celsius durante dez minutos.
Step 3
Remova o recipiente do forno e permita que ele esfrie.
- Utilize a bomba de vácuo e os métodos de aquecimento apenas com epóxi que estiver dentro de um recipiente aberto.
- Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images